O curso de Especialização Enfermagem em Cuidados Intensivos é oferecido desde 2000, ininterruptamente, pela Universidade Federal Fluminense.
Por meio da elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o(a) pós-graduando(a) de enfermagem desenvolve ou aprimora sua habilidade de pesquisa, realizando uma revisão sistematizada da literatura sobre os recentes artigos científicos que representam temas atuais do diagnóstico, prescrição e resultados de enfermagem para o cliente adulto/idoso de alta complexidade (cuidados intensivos) e seus familiares e/ou pessoas significativas.
O Trabalho de Conclusão de Curso é realizado de forma autoinstrucional, sob minha supervisão. O método que referencia o TCC é a Enfermagem Baseada em Evidência no qual a técnica da pesquisa bibliográfica ajuda a responder uma questão prática sobre um problema do(a) paciente de alta complexidade. Ao final, é submetido à avaliação e, quando aprovado, é publicado no Journal of Specialized Nursing Care para divulgação científica e disseminação do conhecimento.
Neste ano, 2020, o tema do TCC focaliza a saúde digital. Mais especificamente a codificação dos fenômenos de enfermagem pelas linguagens CIPE e Snomed.
Com a pandemia pelo SARS-CoV-2, julgo que o tema do TCC, diagnósticos de enfermagem, expressa o que os(as) pacientes com covid-19 vivenciam nas Unidades de Terapia Intensiva e Emergências dependendo do cuidado direto, especializado e compassivo da(o) enfermeira(o).

Questão prática e o(a) paciente com covid-19

É possível que o(a) paciente com covid-19 de alta complexidade  apresente o diagnóstico X (ICNP/SNOMED CT)?

A(s) resposta(s) na forma de comentário(s)

O momento da pandemia é de aprendizado “just in time” e por conta disso, espero que nesta página cada estudante da turma de 2020 compartilhe com os(as) colegas suas reflexões iniciais sobre seu tema em relação à pessoa com covid-19 na unidade de alta complexidade.
Aos comentários!!!