A partir do plano geral esboçado no post sobre Encontro Clínico Enfermeira(o)-Paciente com Covid 19, esta postagem explora uma intervenção de enfermagem com foco na pessoa/família com covid-19 (independente do ambiente de tratamento)
Prover (Proporcionar, Fornecer) Apoio Espiritual pode ser entendida como uma intervenção da(o) enfermeira(o) no sentido de garantir à pessoa as condições para suas práticas religiosas ou espirituais uma vez que as mesmas têm potencial de proporcionar a seus praticantes melhoria na saúde física e mental.
Diagnóstico
10038424 – Risco de Condição Psicossocial (e Espiritual), Prejudicada
Resultado
10033766 – Conhecimento sobre Resposta Psicossocial à doença ou tratamento

Procedimentos

  • Apresente-se à pessoa e informe sua função (se for a primeira vez) ou relembre seu nome e função (novo plantão). Trate-a pela forma que deseja ser chamada.
    cuidado compassivo
  • Use a escuta ativa e faça perguntas abertas, observando as técnicas de comunicação assertiva.
  • Desenvolva uma relação pessoa-pessoa, isto é, honesta, confiável e aberta com o(a) paciente.
  • Forneça apoio ao(à) paciente e à família (conforme apropriado). Videochamada, por ex.
Pacientes de Covid-19 recebem tablet para falar com a família em São José
IMG https://www.radiopiratininga.com.br/pacientes-de-covid-recebem-tablet-para-falar-com-a-familia-em-sao-jose/
  • Proporcione um ambiente calmo e pacífico.
  • Por meio do diálogo terapêutico, ajude o(a) paciente na identificação e priorização de suas necessidades atuais e imediatas.
  • Por meio da técnica de teach-back, ensine, se for de interesse, atividades de meditação ou relaxamento muscular progressivo (entre muitas outras técnicas)
  • Expresse sua compreensão e aceitação da importância das crenças, práticas religiosas e espirituais do(a) paciente e da família (conforme apropriado).
  • Colabore com a liderança religiosa da instituição de saúde, assistente social e psicólogo(a), conforme necessário, na prestação do cuidado espiritual
Respeito às religiões e também ao ateísmo.
Respeito às religiões e também ao ateísmo.

Documentação

Importante registrar em prontuário as necessidades espirituais do(a) paciente, bem como sua resposta ao cuidado religioso, observando o quanto o(a) paciente é capaz de identificar e atender suas próprias necessidades psicossociais. Observar também se o(a) paciente expressa sentimentos reduzidos de culpa e medo quanto à doença e seu tratamento.

Fonte
http://nursinginterventionsrationales.blogspot.com/2013/07/spiritual-distress.html
Borges Elizabete Maria das Neves, Ferreira Teresa de Jesus Rodrigues. Relaxamento: Estratégia de intervenção no stress. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental  [Internet]. 2013  Dez [citado  2020  Maio  04] ;  ( 10 ): 37-42. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602013000200006&lng=pt.
http://newpsi.bvs-psi.org.br/ebooks2010/pt/Acervo_files/ViagemRelaxamento.pdf

Translate »
Skip to content