HACKCOVID19  (https://hackcovid-19.devpost.com/)
Hackathon online para criar tecnologias para ajudar a enfrentar os desafios da covid-19 é promovido pelo CBPF, Fiocruz e LNCC.

O NESEN- Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra, coordenado pela Profa. Dra. Isabel Cruz, titular da UFF, submeteu um desafio: APP PREPARO PARA O PARTO NATURAL com a justificativa de que com o risco de infecção pelo SARS-CoV-2 e a crise da pandemia no setor saúde, as gestantes e familiares têm o cuidado pré-natal restrito à consulta médica, perdendo a chance de aprendizado nos grupos de gestantes sobre o trabalho de parto, parto, aleitamento, bem como sobre o cuidado do bebê, entre outras informações e habilidades. Este aplicativo, se desenvolvido, tem o potencial de beneficiar as comunidades adstritas à Estratégia de Saúde da Família, focando as populações socialmente vulneráveis (quilombolas, pescadoras artesanais, entre outras) e grupos de risco (mulheres negras).

Os desafios do setor Saúde aceitos constam neste link http://www.cbpf.br/hackcovid19/Hackcovid_Desafios_Sa%C3%BAde.html

Uma vez que o desafio do NESEN/UFF  foi escolhido, a Profa. Dra. Isabel Cruz tornou-se, conforme a metodologia do Hackcovid uma Ativadora, isto é, irá trabalhará com diversos times de hackers e mentores(as) para resolver o problema que o NESEN-UFF propôs. Este trabalho deverá acontecer entre 15 a 17 de maio de 2020 e os resultados, até 31 de maio.
A torcida deve ser pelas gestantes e pelos(as) profissionais do SUS que podem ganhar mais um recurso de tecnologia remota e monitoramento para manter a saúde muito além desta pandemia.

Protótipo do aplicativo: http://galeria.fabricadeaplicativos.com.br/partosemdor

Uma vez que o problema quanto à realização do pré-natal em tempos de quarentena foi aceito como um desafio (nas áreas de Saúde; Comunidade; Populações vulneráveis; Grupos de risco), eu me tornei no HackCovid19 um(a) Ativador(a), e trabalharei com diversos times para resolver o problema proposto: a criação de um aplicativo de teleconsulta e teleducação para a pessoa gestante sobre o preparo para o parto natural.

HackCovid19 – Ativadora do Desafio 023 – App Preparo para o Parto Natural
Translate »
Skip to content