Enfermagem em Cuidados Intensivos - Lato Sensu

O curso Especialização em Enfermagem em Cuidados Intensivos – com área de ênfase Cliente Adulto/Idoso (360h), visa desenvolver competências para que a(o)  enfermeira(o) atue, em colaboração com a equipe interprofissional, utilizando o processo de enfermagem, em situações de alta complexidade (UTI, Emergência, Cirurgia, etc) ao(à) pacientes, bem como à família, internado(a) nas diversas unidades hospitalares.

 

Seja Especialista

Atue com a equipe de profissionais de saúde, bem como com o(a) paciente em estado crítico e família, utilizando uma abordagem colaborativa, baseada em evidência, para a resolução sobre os problemas de saúde de alta complexidade, assim como os sociais

O Curso de Especialização Enfermagem em Cuidados Intensivos – Adulto/Idoso visa capacitar a(o) enfermeira(o) para atuar em parceria com a equipe de profissionais de saúde, bem como com o(a) paciente em estado crítico e família, utilizando uma abordagem colaborativa e coordenada para a tomada de decisão sobre os problemas de saúde de alta complexidade e sociais.

O curso está estruturado em três blocos: teórico, treinamento em serviço e  TCC, para que a(o) enfermeira(o) com base em evidência construa seu conhecimento a partir do seu encontro clínico com o(a) paciente de alta complexidade na rede de saúde , reflita sobre a dimensão de seu trabalho em equipe interprofissiona, implemente as melhores práticas de processos, incluindo as novas ferramentas de saúde digital (prontuário eletrônico, por ex) em busca de uma experiência positiva do(a) paciente e família.

O curso é promovido, desde 2000, pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Atividades de Enfermagem -NEPAE- da Universidade Federal Fluminense. Utiliza abordagens inovadoras das Metodologias Ativas e Ensino Híbrido , combinando as modalidades presencial e online. Seu corpo docente conta com professores(as) da UFF e convidados(as) de expertise clínica, com formação e atuação prática nos diversos componentes de aprendizagem.  

 Prepare seus documentos:

 

  •  Histórico escolar
  •  Curriculum Vitae Lattes-CNPq atualizado
  •   Cópia legível do Documento de Identidade (RG ou Carteira de Órgão Profissional – indicando a naturalidade)
  •  Cópia legível do Cartão de Cadastro de Pessoas Físicas-CPF
  •  01 (uma) foto 3×4, recente
  • Carteira/franquia provisória do Conselho Regional de Enfermagem Quadro I (enfermeiro[a])
  •  Diploma/certificado de conclusão de curso de graduação (com data da colação de grau)*
    * OBS: a matrícula do candidato (a) aprovado(a) só será efetivada mediante a apresentação do diploma de graduação, quem só tiver a declaração de conclusão de curso deverá juntar à documentação o Termo de Compromisso sobre entrega de diploma (conforme modelo da UFF no link https://drive.google.com/file/d/0B8CsLOQ3JRjjUTNpOHlGcDd1VGs/view?usp=sharing) 

 

 

 

SELEÇÃO

 

  •  Análise de currículo Lattes online

 

Breve informações mais detalhadas

 

Aulas quinzenais aos sábados

Áreas temáticas

Holismo e Métodos de Trabalho de Enfermagem em Cuidados Intensivos (ECI): contexto da relação enfermeiro-clientela  em cuidados intensivos no  qual as atividades   de   enfermagem acontecem, possibilitando  a  discussão  sobre  a  essência  deste processo, caracterizada pela identificação de valores, comunicação terapêutica e relação de ajuda. A disciplina   possibilita  também o desenvolvimento e a implementação  de  atividades (histórico-diagnóstico-prescrição-evolução) de cuidados intensivos. O objetivo desta disciplina é discutir o método de trabalho de  enfermagem  (histórico, diagnóstico, prescrição e evolução do resultado), dentro  de  uma perspectiva de  atendimento das necessidades humanas básicas do cliente e da família em estado crítico

Metodologia da Pesquisa de ECI: reflexão  sobre  a  construção  do saber de enfermagem em cuidados intensivos, por meio da apresentação, discussão  e analise das diferentes estratégias metodológicas utilizadas para a investigação científica. Ao mesmo tempo. possibilita a  discussão  e  análise da produção científica e sua incorporação à prática em cuidados intensivos.

Aspecto da Prática de ECI: análise  crítica  do  sistema  de saúde, do conhecimento e das atividades de enfermagem em  cuidados intensivos, segundo os princípios da ética. Os objetivos da disciplina são: discutir os componentes históricos do  sistema  de  saúde que influenciam o atendimento, distinguindo os  aspectos  preventivos dos curativos; discutir o papel  do  enfermeiro  no  estabelecimento  de políticas de saúde em consonância com os princípios de ética e deontologia

Intervenções de ECI: discussão sobre as  intervenções de enfermagem voltadas para a manutenção da vida, para a educação em saúde, visando a  saúde holistica do cliente. A disciplina trata também das intervenções de  enfermagem para os clientes em estado crítico, conforme o comprometimento dos sistemas orgânicos, com o recorte de idade (adulto e idoso), gênero (homem/mulher) e etnia (negros, brancos, asiáticos e indígenas).

Prática de ECI Cliente Adulto/Idoso: aprofundamento do estudo  de  algumas das  principais   expressões do processo de cuidados intensivos e de alguns modelos assistenciais na área. O seu desenvolvimento acontece nas unidades de assistência ao cliente adulto/idoso.

OBS:  Prática de ECI constitui o bloco teórico-prático que é um treinamento em serviço e deve ser realizado na unidade de trabalho da/o enfermeira/o, observando os relatórios e avaliações necessários para obtenção do crédito.  A/o candidata/o que não atua na área poderá se matricular no curso, mas será inteiramente responsável pela negociação do campo clínico para o treinamento profissional e/ou atividade observacional (visita técnica, por ex),  bem como pelo envio ou entrega de documento que comprove a conclusão e a avaliação à Secretaria Acadêmica.

Trabalho de Conclusão de Curso: produção de uma revisão de literatura visando a publicação em periódico científico.

 

Valor do curso

R$ 4.200,00 ou 10x R$ 420,00

O processo seletivo é contínuo e à medida em que o(a) candidato(a) aprovado(a) é aprovado imediatamente é também convocados(as) para efetuar a matrícula que corresponde à primeira mensalidade, garantindo assim sua vaga.

Como parte da matrícula no curso, o(a) candidato(a) deverá anuir com os termos do regulamento interno do curso, assim como com o contrato de prestação de serviços educacionais da Fundação Euclides da Cunho de Apoio à UFF (este contrato lhe será entregue para assinatura em 3 vias após a sua inclusão no sistema SIAF-UFF), assim como com os dispositivos do Regulamento Geral dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da UFF.

Reservam-se dez por cento das vagas para servidores técnico-administrativos e docentes da UFF que tenham sido aprovados no processo de seleção, os quais gozam de isenção do pagamento de taxas e mensalidades, nos termos da Resolução (CUV)155/2008.
Para preenchimento das vagas destinadas a servidores desta Universidade foram estabelecidos os seguintes critérios de seleção na análise de currículo, além dos anteriormente citados: 1) atuar efetivamente como enfermeiros/as no Hospital Universitário Antonio Pedro; 2) não ter nenhum curso no nível de pós-graduação; 3) apresentar maior tempo de serviço na UFF; 4) possuir maior idade;
A seleção que trata este item considerará, também, o interesse do exercício profissional do servidor na UFF, através de homologação do nome do servidor realizada pelo Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos – DRH / UFF.

ATENÇÃO: Será cobrada uma mensalidade para cada aluno(a) que não entregar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e/ou o relatório de atividades teórico-práticas até 30 dias após o término das aulas teóricas (dezembro), e assim sucessivamente até o máximo de 03 mensalidades. Aquele que não submeter ao Journal of Specialized Nursing Care (JSNC) e/ou não tiver aprovado o TCC até o limite de um ano a contar do início do Curso, ou seja, até março do ano vindouro, perderá o direito ao certificado.

A obtenção do certificado de conclusão do curso está condicionada à aprovação em todas as atividades obrigatórias do Curso e à realização, apresentação em Sessão Poster e publicação do TCC no JSNC, que deve ser aprovado com nota igual ou superior a 7,0 (sete) – e em consonância com as normas estabelecidas pelo regimento Interno do Curso.

Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa/UFF

R. Dr. Celestino, 74 – Centro, Niterói – RJ, 24020-091

O curso é híbrido, isto é, presencial a cada 15 dias com suporte do Ambiente Virtual de Aprendizagem que contém atividades interativas e materiais didáticos especialmente elaborados para o curso. Os estudos dirigidos  usam várias mídias como vídeos, podcasts e objetos de aprendizagem, acessados pelo Moodle/Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) por meio da internet. Por isso, é necessário que o(a) estudante use o computador, tablet ou celular. É recomendado ter conhecimento básico das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) e possuir um email pessoal, intransferível, ativo (foram detectados problemas técnicos nas contas de e-mails dos domínios “YAHOO.COM” e “YAHOO.COM.BR”, nesse caso é mandatório a indicação de um e-mail alternativo), com capacidade para receber as informações. Apoio à avaliação formativa, no AVA, o(a) estudante participa em fóruns de discussão, solução de “cases”, situações problema, auto-avaliação e avaliação eletrônica, entre outras atividades.

 

Inscreva-se

Nova turma em março de 2020

Journal of Specialized Nursing Care

Periódico online para o processo de avaliação, revisão e, por fim, publicação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Sessão de Pôsteres

Evento científico público e gratuito para apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso para o público e avaliadores(as)

Treinamento em Serviço

Foco no Cuidado Interprofissional Centrado na Pessoa/Família 

Translate »