Resumo da ópera

As tecnologias digitais são mais um recurso para qualificar o processo de trabalho da(o) enfermeira com seus pacientes. Então, quanto mais rápido a(o) enfermeira(o) tiver capacidade quanto ao cuidado mediado por TICs, melhor será para o(a) paciente/população, enfim, para o SUS. Para tanto, será necessário desenvolver uma força tarefa para o processo ensino-aprendizagem destas novas competências. A comunidade Enfermeira(o) Digital, na Rede Nacional de Pesquisa e no Facebook, é um dos espaços de aprendizagem sobre saúde digital & conectada com foco na pessoa/população socialmente vulnerável!

Como o Ministério da Saúde (MS) conceitua Saúde Digital?

Segundo o MS, Saúde Digital compreende o uso de recursos de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) para produzir e disponibilizar informações confiáveis sobre o estado de saúde para quem precisa, no momento em que precisa.

Cabe ressaltar que a saúde digital inclui áreas, tais como: robótica, telessaúde, telecuidado, teleconsulta da(o) enfermeira(o), telemedicina, telemonitoramento, realidade aumentada, aplicativos, entre muitos outros serviços no atendimento à pessoa/população que são mediados por tecnologia.

O que é a Estratégia de Saúde Digital 2020-2028 (ESD28)?

É uma edição atualizada na qual se apresenta, conforme as diretrizes e princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e da política brasileira de governo eletrônico, a visão de Saúde Digital. A ESD28 também descreve os mecanismos contributivos para a incorporação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no processo do cuidar.

Qual a visão da ESD28?

Até 2028, a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), sobre a qual a comunidade Enfermeira Digital realizou um webinar, estará estabelecida e reconhecida como a plataforma digital de inovação, informação e serviços de saúde para todo o Brasil, em benefício de usuários, cidadãos, pacientes, comunidades, gestores, profissionais e organizações de saúde.

Próximos passos

Se você está se perguntando qual a finalidade de uma ESD, informo que é a estratégia funciona orientando sobre a utilização dos recursos de TICs para resolver problemas do sistema de saúde. Isto posto, querendo ou não, nós, enfermeiras(os), somos parte. Por isso, considerando a ESD28, reproduzo e adoto aqui, em tradução livre e adaptada, o mote do Conselho Britânico de Enfermagem: “Todx enfermeirx, uma enfermeirx digital e conectadx, até 2028


Textos relacionados

CRUZ, Isabel CF da. The Priority 4 at Brazilian Digital Health Strategy 2020-2028: analysis from the nurse’s perspective. Journal of Specialized Nursing Care, [S.l.], v. 12, n. 1, dec. 2020. ISSN ISSN 1983-4152. Available at: <http://www.jsncare.uff.br/index.php/jsncare/article/view/3387/842>. Date accessed: 29 dec. 2020.

CRUZ, Isabel CF da. Evidenced based nursing at the point of care – what is necessary?. Journal of Specialized Nursing Care, [S.l.], v. 6, n. 1, jan. 2013. ISSN ISSN 1983-4152. Available at: <http://www.jsncare.uff.br/index.php/jsncare/article/view/2552/565>. Date accessed: 29 dec. 2020.

Cruz, I.C.F. da ; Neves, E. P. Towards an international network of nursing research based on digital technology. Online Brazilian Journal of Nursing (OBJN-ISSN 1676-4285), 1(3) 2002 [Online]. http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/4820/html_418

Translate »
Skip to content