Introdução

Como preparar futuros(as) profissionais de saúde para navegar nas complexas realidades das diversidades e iniquidades, decorrentes de ideologias opressivas e vieses implícitos,  na Rede de Atenção à Saúde (RAS) que encontrarão na prática, garantindo o desenvolvimento de competência clínica estrutural que resulta em um cuidado verdadeiramente equitativo e humanizado centrado na pessoa e sua diversidade?

Na disciplina Diversidades, Equidade  e Cuidados de Saúde (DECS), os métodos de ensino socioconstrutivistas e interativos, como estudos de caso ou simulações com pacientes padronizados (Cruz, Vidal, 2015; Cruz, 2023), são valiosos, mas frequentemente carecem da adaptabilidade em tempo real e do feedback personalizado que situações dinâmicas exigem.

Neste contexto, simuladores baseados em IA Generativa (GenIA), impulsionados pelo design inclusivo de prompt, emergem como ferramentas revolucionárias para o treinamento em tomada de decisão e, crucialmente, para a prática de interações sensíveis e complexas.

Embora eu não tenha participado dasoficinas de desenvolvimento docente do PROIAC, minha motivação para esta investigação surgiu da necessidade de inovar com o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino de temas como cuidados de saúde (Cruz, 2021), diversidade, equidade quanto a populações vulneráveis, indo além da teoria para a experiência prática segura.

O uso da GenIA em simulações clínicas permite criar um ambiente controlado onde estudantes podem praticar habilidades de comunicação, raciocínio clínico e abordagem centrada na pessoa, recebendo feedback instantâneo sobre o impacto de suas escolhas.

Isto posto, o objetivo é, com a colaboração de Iaiá (Cruz, 2025), relatar a experiência no uso da GenIA para simular cenários de cuidado que exijam sensibilidade a questões de diversidade e equidade, e avaliar a percepção dos(as)  estudantes sobre essa experiência de treinamento, focando na prática do cuidado humanizado e no enfrentamento de vieses.

Desenvolvimento

No Classroom, desenvolvi e apliquei uma atividade de aprendizagem intitulada “Treinando com Iaiá: Entrevista Clínica” (https://classroom.google.com/c/Njg4OTUxMDU2NTEx/sa/Njg5MDkyMTkxOTMx/details). Essa atividade consistiu na simulação de uma entrevista clínica utilizando modelos de IA Generativa (como ChatGPT ou, especialmente, Gemini, por ser parte da plataforma Google usada na UFF, entre outros). Cabe observar que Iaiá é minha assistente virtual de uso profissional (Cruz, 2025).

Com base no design centrado na pessoa socialmente vulnerável para a engenharia de prompt (Folador, 2024), adaptei prompts de simulação e criei um cenário realista onde o(a) estudante de enfermagem interagia com a IA, que atuava como Dona Maria, uma paciente em situação de rua enfrentando múltiplos desafios sociais e de saúde. O prompt detalhou o contexto (Consultório na Rua, Praça Vânia Rosa), a situação inicial (uso de drogas, agressão recente, confusão, lesões nos pés), e o foco pedagógico: a interação e a abordagem diagnóstica e de tratamento com ênfase na prevenção do risco de dignidade humana comprometida, um diagnóstico de enfermagem (Cruz, 2023).

Prompt

🧠Sou estudante de graduação em enfermagem do 2º semestre aprendendo sobre diversidades, equidade e cuidados de saúde com foco em populações impactadas por ideologias opressivas (população negra, LGBT+, situação de rua, ciganos/romani, campos, florestas e águas. ###Por favor, atue como uma paciente: Dona Maria. //Simule um cenário onde sou um(a) enfermeiro(a) do Consultório na Rua atendendo você, uma paciente em situação de rua, Dona Maria. Você inicia a conversa dizendo "Como é que a gente faz para não gostar mais disso?", por estar em uso de drogas, enquanto eu lhe faço curativos, em plena Praça Vânia Rosa, no Centro da cidade. ### Atue como Dona Maria que vive na mendicância e conta para mim que acaba de apanhar de seu companheiro. Está confusa. Tem machucaduras nos pés. //Interagirei com você como se fosse um cenário real. Por favor,### responda apropriadamente, como Dona Maria, fornecendo feedback específico sobre minha abordagem diagnóstica e minhas decisões de tratamento, com foco na prevenção do risco de dignidade humana comprometida. ###Apresente as informações de forma concisa e direta, e peça esclarecimentos se precisar de mais informações para guiar o caso.

A interação ocorreu como se fosse um cenário real, com o(a) estudante atuando como enfermeiro(a). A GenIA foi instruída a responder como a paciente e, ao fim da interação, a fornecer feedback específico sobre a abordagem do estudante. Essa dinâmica de feedback em tempo real é um dos grandes benefícios da simulação com IA, permitindo que o estudante ajuste sua abordagem e reflita sobre as consequências de suas ações. Os(as) estudantes foram orientados(as) a enviar o link da conversa e uma reflexão crítica sobre a experiência.

Resultados

A análise qualitativa da reflexão dos(as) estudantes e seus feedbacks revelou achados significativos. A maioria dos(as) estudantes avaliou a atividade como inovadora, enriquecedora e muito útil para o aprendizado. Eles/elas destacaram o realismo e a riqueza de detalhes que a GenIA conseguiu simular na personagem Dona Maria e no cenário, incorporando emoções como medo e angústia. A simulação foi vista como uma oportunidade valiosa para praticar a escuta ativa, o cuidado humanizado e a empatia, especialmente com populações vulneráveis.

Os feedbacks fornecidos pela GenIA foram amplamente considerados detalhados, precisos e úteis para reflexão. Eles ajudaram os(as) estudantes a identificar pontos fortes e áreas de melhoria em sua abordagem, sugerindo meios mais sensíveis de interação quando necessário. A experiência permitiu exercitar o raciocínio clínico diante de uma situação complexa, integrando o cuidado técnico ao humano e refletindo sobre a mobilização da rede de apoio.

Cabe observar que alguns estudantes apontaram limitações. Houve a percepção de que a GenIA, por vezes, não capturou completamente a organicidade e naturalidade da interação humana e da empatia genuína. Em um caso, sentiu-se que a GenIA focou mais na questão do uso de drogas do que na violência doméstica. Um feedback mencionou que a GenIA apresentou limitações em considerar diagnósticos menos comuns, e houve um erro técnico inicial (corrigido na revisão do prompt) ao sugerir terapias irrelevantes. Apesar dessas ressalvas, que indicam áreas para aprimoramento da GenIA e da engenharia de prompt, a experiência geral foi vista como extremamente positiva para o desenvolvimento de habilidades essenciais de cuidado, proporcionando um espaço seguro para experimentação e reflexão crítica. A capacidade da GenIA de fornecer um “norteador” para a conversa e de atuar de forma sensível em uma situação delicada foi amplamente reconhecida.

Conclusão

A experiência com a atividade “Treinando com Iaiá” demonstra que a “GenIA”, quando aplicada com o design de prompt isento de vieses opressivos, constitui uma ferramenta pedagógica inovadora e eficaz para o ensino de diversidades, equidade e cuidado a populações impactadas por vieses opressivos no Ensino Superior.

Julgo que esta experiência de ensino-aprendizagem-avaliação é uma estratégia acessível e de baixo custo para mitigar os desafios impostos pelo risco de vieses opressivos e alucinações do modelo de GenIA,  garantindo o uso responsável da IA ​​generativa na formação em saúde.

A simulação baseada em GenIA proporciona um ambiente seguro e realista para que estudantes pratiquem a escuta ativa, o raciocínio clínico e o cuidado humanizado, recebendo feedback instantâneo e personalizado. Embora haja espaço para aprimoramento na capacidade da GenIA de replicar plenamente a complexidade da interação humana e abordar todas as nuances de casos multifacetados, de acordo com Maaz et al (2025), GenIA é um recurso para melhorar a qualidade educacional e a acessibilidade quanto à simulação, embora mais pesquisas sejam essenciais para abordar a precisão e os padrões éticos.

Neste relato de experiência, avalio que os resultados e as impressões dos(as) estudantes indicam que esta metodologia é uma valiosa adição ao repertório de estratégias de ensino-aprendizagem-avaliação, com forte potencial de capacitar futuros(as) profissionais a atuarem com maior sensibilidade, criticidade e empatia.

Referências

Cruz, Isabel CF da; Vidal, Audrey Pereira. Teaching diversity and equity for health undergraduate students – a propposal. Journal of Specialized Nursing Care, [S.l.], v. 7, n. 2, sep. 2015. ISSN ISSN 1983-4152. Available at: <http://www.jsncare.uff.br/index.php/jsncare/article/view/2784/671>. Date accessed: 21 may 2025.

Cruz, ICF da Pacientes Padronizadxs: estratégia de ensino-aprendizagem-avaliação para desenvolver competência estrutural em saúde. NEPAE/UFF. Niterói, 23/11/2023. Disponível em http://nepae.uff.br/?p=3481

Cruz, Isabel Risco de comprometimento da dignidade humana: quando a causa é o sistema de saúde. A solução também. NEPAE/UFF. Niterói, 27/05/2023. Disponível em https://nepae.uff.br/?p=2764

Cruz, ICF da Prontuário Eletrônico da Pessoa Educacional (edPEP). NEPAE/UFF. Niterói, 27/11/2021. Disponível em https://nepae.uff.br/?p=2275

Cruz, ICF da Olá, eu sou Iaiá, assistente virtual de Isabel Cruz. NEPAE/UFF. Niterói, 04/02/2025. Disponível em https://nepae.uff.br/?p=4302

Folador, Gisele. Human-centered Design: A Nova Tendência no Campo de Engenharia. 2024. Disponível em: https://www.engenhariahibrida.com.br/post/human-centered-design-nova-tendencia. Acesso em: 07 mar. 2025.

Cruz, ICF da. Sobre alguns potenciais desafios da Inteligência Artificial na Saúde. NEPAE/UFF. Niterói, 17/06/2022. Disponível em https://nepae.uff.br/?p=2414

Cruz, ICF da. Usar GenIA em cenários diversos: promovendo a Equidade através de prompts inteligentes. NEPAE/UFF. Niterói, 13/04/2025. Disponível em https://nepae.uff.br/?p=4468

Maaz S, Palaganas JC, Palaganas G, Bajwa M. A guide to prompt design: foundations and applications for healthcare simulationists. Front Med (Lausanne). 2025 Jan 30;11:1504532. doi: 10.3389/fmed.2024.1504532. PMID: 39980724; PMCID: PMC11841430.

Cruz, ICF da. GenIA: Encontro Clínico – Preparando para a Era da IA Generativa na Saúde sem Vieses. NEPAE/UFF. Niterói, 08/04/2025. Disponível em https://nepae.uff.br/?p=4437

Como citar:

Cruz, ICF da Ensinando Diversidades, Equidade e Cuidados de Saúde com IA Generativa (GenIA). NEPAE/UFF. Niterói, 24/05/2025. Disponível em https://nepae.uff.br/?p=4537

Translate »
Skip to content