O Problema das Iniquidades em Saúde

A elaboração de um Plano Plurianual (PPA) municipal eficaz para o período de 2026-2029, com foco na saúde da população negra, precisa enfrentar o desafio persistente das iniquidades raciais e de gênero. Historicamente, a população negra no Brasil tem sido desproporcionalmente afetada, em razão do racismo institucional, por condições de saúde, refletindo desigualdades estruturais e acesso diferenciado a serviços e recursos na Rede de Atenção à Saúde. Com a implantação do Programa Municipal de Saúde Integral da População Negra-PMSIPN, na cidade do Rio de Janeiro, julgo que identificar e quantificar precisamente essas desigualdades em setores prioritários, como a taxa de mortalidade materna, ainda que seja um passo crucial e também complexo, não é suficiente.

A escassez de dados qualificados e desagregados sobre o quesito cor, bem como a dificuldade em analisar grandes volumes de informação para identificar padrões e tendências, podem dificultar a definição de objetivos e metas claras e mensuráveis para eliminar essas iniquidades. Além disso, existe o risco de que vieses implícitos nas pessoas que coletam e analisam os dados e que desenvolvem algoritmos possam perpetuar ou até mesmo ampliar essas desigualdades. Neste caso, em contraposição, é necessário que o controle social desenvolva novas habilidades relativas às tecnologias de informação e comunicação digitais (TICDs), sendo a Inteligência Artificial (IA) generativa (que aqui eu chamo de “GenIA”) uma delas.

A Solução: IA Generativa como Ferramenta de Apoio ao PMSIPN

Por entender que a GenIA surge como uma ferramenta promissora para auxiliar na elaboração do PPA 2026-29 com foco na saúde da população negra, propus, com o auxílio de Iaiá , minha assistente virtual, uma atividade prática (hands on) de aprendizagem através da utilização de IA generativa, às pessoas participantes da Oficina PPA 2026-29 com Saúde da População Negra. O objetivo é instrumentalizar para o planejamento da saúde, assegurando que as prioridades da população negra sejam ouvidas e consideradas na alocação de recursos e na definição de ações. Ao debatermos a inclusão de estratégias e objetivos específicos, a produção de diagnósticos, indicadores e propostas para o PPA, contribuímos para um SUS mais equitativo, onde a equidade racial e de gênero seja uma realidade. Ferramentas como a GenIA podem processar e analisar grandes conjuntos de dados de saúde, auxiliando na identificação de problemas estruturais e na proposição de soluções para a correção das iniquidades causadas pelo racismo e misogynoir.

Preparando a minha atividade prática na plataforma de IA

Com base no trabalho de Rodrigues et al (2025), visando oferecer experiência prática direta aos(às) participantes na utilização de IA generativa para produção de diagnósticos, indicadores e propostas para o PPA municipal, elaborei uma atividade prática da qual apresento aqui alguns dos principais experimentos:

Tipificação de Políticas Sensíveis a Gênero e Raça (2015-2025)
Copie e cole o prompt abaixo no seu aplicativo ou ferramenta de IA favorita (Qwen, Gemini, DeepSeek, etc), fazendo as adaptações que considerar pertinente, e veja a ciência do conhecimento acontecer!
🧠Atue como socióloga especialista em movimento negro feminista. ### Levante as principais pautas e reinvindicações no período de 2015 a 2025 que podem ser atribuídas a uma política sensível a gênero e raça ou cor com foco no enfrentamento do racismo institucional contra a população negra, baseada em referenciais teóricos, discussões de comitês, bibliografias apropriadas, legislação, registros oficiais de entidades que tratam dessa pauta, para que possa ser articulada com a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN) e com o Programa Municipal de Saúde Integral da População Negra (PMSIPN), da cidade do Rio de Janeiro. ### Retorne um quadro de tipificação de políticas sensíveis a gênero e raça, que precisam ser consideradas durante a elaboração de um Plano Plurianual Municipal.

A resposta obtida de Iaiá foi esta:

🤖### Quadro de Tipificação de Políticas Sensíveis a Gênero e Raça (2015-2025)
A seguir, apresento um quadro que organiza as principais pautas e reivindicações relacionadas ao enfrentamento do racismo institucional contra a população negra, com foco em gênero e raça. Essas políticas são fundamentais para serem articuladas com a **Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN)** e o **Programa Municipal de Saúde Integral da População Negra**, no contexto do Rio de Janeiro. O quadro está organizado por eixos temáticos, com base em referenciais teóricos, debates acadêmicos, legislação vigente e registros oficiais.
Eixo TemáticoPautas e ReivindicaçõesReferenciais Teóricos e LegislaçãoArticulação com PNSIPN e Programa Municipal
1. Combate ao Racismo Institucional– Implementação de protocolos específicos para identificar e combater práticas discriminatórias em serviços públicos. <br> – Formação continuada para servidores públicos sobre racismo estrutural e interseccionalidade.– Lei nº 12.288/2010 (Estatuto da Igualdade Racial). <br> – Conceitos de Patricia Hill Collins e Angela Davis sobre interseccionalidade.– Inclusão de indicadores raciais e de gênero nos sistemas de monitoramento da saúde pública. <br> – Capacitação de profissionais de saúde sobre racismo institucional.
2. Saúde Sexual e Reprodutiva– Garantia de acesso universal a métodos contraceptivos seguros e informação sobre planejamento familiar. <br> – Redução da mortalidade materna entre mulheres negras. <br> – Combate à violência obstétrica.– Declaração de Maputo (2003) sobre direitos sexuais e reprodutivos. <br> – Estudos de Lélia Gonzalez sobre feminilidade negra.– Ampliação de programas de atenção pré-natal voltados para mulheres negras. <br> – Campanhas educativas sobre direitos reprodutivos.
3. Violência Contra Mulheres Negras– Criação de centros de acolhimento especializados para mulheres negras vítimas de violência doméstica e institucional. <br> – Monitoramento racializado dos casos de feminicídio.– Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006). <br> – Trabalhos de Sueli Carneiro sobre violência racializada.– Integração de dados sobre violência contra mulheres negras nos sistemas de saúde e segurança pública.
4. Educação e Formação Profissional– Implementação de cotas raciais e de gênero em programas de capacitação e emprego público. <br> – Promoção de campanhas educativas sobre representatividade negra.– Lei nº 10.639/2003 (História e Cultura Afro-brasileira). <br> – Conceitos de bell hooks sobre educação antirracista.– Parcerias com escolas técnicas e universidades para ampliar oportunidades para jovens negras.
5. Representatividade e Participação Política– Aumento da participação de mulheres negras em cargos de decisão nos três poderes. <br> – Fomento a lideranças femininas negras em movimentos sociais.– Trabalhos de Kimberlé Crenshaw sobre interseccionalidade. <br> – Resolução CNJ nº 441/2022 sobre igualdade racial no Judiciário.– Criação de conselhos municipais de saúde com paridade racial e de gênero.
6. Saúde Mental e Bem-Estar– Ampliação de serviços de saúde mental voltados para populações negras, especialmente mulheres. <br> – Combate ao estigma associado a doenças mentais na comunidade negra.– Pesquisas de Neusa Santos Souza sobre racismo e saúde mental. <br> – OMS: Relatório sobre saúde mental e desigualdades.– Implementação de programas de escuta qualificada para mulheres negras em unidades de saúde.
7. Economia e Trabalho Decente– Combate à discriminação racial e de gênero no mercado de trabalho. <br> – Incentivo ao empreendedorismo feminino negro.– PNATER (Plano Nacional de Trabalho Decente). <br> – Estudos de Carla Akotirene sobre trabalho e gênero.– Parcerias com cooperativas e associações de mulheres negras para fomentar economia solidária.
8. Infância e Juventude Negra– Erradicação do racismo nas escolas e garantia de permanência estudantil. <br> – Prevenção ao encarceramento precoce de jovens negros.– Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990). <br> – Trabalhos de Abdias do Nascimento sobre infância negra.– Programas de acompanhamento integral de crianças e adolescentes negros em situação de vulnerabilidade.
9. Cultura e Identidade– Valorização da cultura afro-brasileira como forma de resistência e empoderamento. <br> – – Apoio a iniciativas culturais lideradas por mulheres negras.
Quadro de Tipificação de Políticas Sensíveis a Gênero e Raça (2015-2025)
### Considerações para Elaboração do Plano Plurianual Municipal
1. **Intersetorialidade**: As políticas devem ser pensadas de forma integrada, envolvendo áreas como saúde, educação, segurança pública, assistência social e cultura.   
2. **Monitoramento e Avaliação**: É essencial incluir metas claras e indicadores raciais e de gênero para acompanhar o impacto das políticas.
3. **Participação Social**: Fortalecer os conselhos municipais de saúde e outros espaços de controle social com representantes da população negra, especialmente mulheres.
4. **Orçamento Público**: Garantir recursos específicos para programas voltados ao enfrentamento do racismo institucional e à promoção da equidade racial e de gênero.
5. **Capacitação e Sensibilização**: Investir em formações continuadas para gestores e servidores públicos sobre temas como interseccionalidade, racismo estrutural e direitos humanos.
### Conclusão
O quadro apresentado oferece uma visão abrangente das principais pautas e reivindicações que devem orientar a elaboração de um Plano Plurianual Municipal sensível a gênero e raça. Essas políticas não apenas respondem às demandas históricas da população negra, mas também reforçam o compromisso com a equidade e a justiça social, alinhando-se aos objetivos da PNSIPN e do Programa Municipal de Saúde Integral da População Negra.

Sigo com a sugestão de Rodrigues et al e avalio que a IA pode auxiliar na etiquetagem de prioridades e na identificação de palavras-chave relevantes que reflitam o foco e os públicos-alvo do Programa Municipal de Saúde Integral da População Negra – PMSIPN, visando marcar todo o PPA municipal no que for de interesse ao PMSIPN.

Etiquetagem do PMSIPN para o PPA 2026-2029
Copie e cole o prompt abaixo no seu aplicativo ou ferramenta de IA favorita (Qwen, Gemini, DeepSeek, etc), fazendo as adaptações que considerar pertinente, e veja a ciência do conhecimento acontecer!
🧠Atue como analista de políticas públicas e orçamento. //Considere que a etiquetagem em documentos como o PPA (Plano Plurianual municipal) serve para identificar e categorizar as informações de forma clara e objetiva, facilitando a compreensão e o acompanhamento do PPA 2026-2029 da cidade do Rio de Janeiro/RJ.//A etiquetagem pode incluir palavras-chave para identificar as prioridades (desconstrução do racismo institucional na Rede de Atenção à Saúde), os públicos-alvo  (população negra, mulher negra) e os objetivos de cada programa (experiência do[a] paciente positiva) e ação (encontro clínico isento de vieses). ### Sugira palavras-chave relevantes que reflitam o seu foco e os públicos-alvo para o PROGRAMA MUNICIPAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA -PMSIPN

A resposta obtida de Iaiá foi esta:

🤖 Atuando como analista de políticas públicas e orçamento, e considerando a importância da etiquetagem no PPA 2026-2029 do Rio de Janeiro para o PROGRAMA MUNICIPAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA - PMSIPN, sugiro as seguintes palavras-chave relevantes para refletir o foco na desconstrução do racismo institucional na Rede de Atenção à Saúde, tendo a população negra como público-alvo, o objetivo de uma experiência do(a) paciente positiva, e a ação de um encontro clínico isento de vieses:
#️⃣PMSIPN: Essencial para identificar diretamente o programa.
#️⃣População Negra: Indispensável para explicitar o público-alvo principal. Pode ser complementado por termos mais específicos quando pertinente, como pretas e pardas e quilombolas, dependendo da especificidade da ação.
#️⃣Racismo Institucional: Palavra-chave central que denota o foco na desconstrução das barreiras sistêmicas.
#️⃣Enfrentamento ao Racismo: Reforça o objetivo de combater ativamente o racismo presente nas estruturas de saúde.
#️⃣Equidade Racial na Saúde: Expressa a meta de alcançar a justiça e igualdade de oportunidades em saúde para a população negra.
#️⃣Experiência do Paciente: Liga-se diretamente ao objetivo de proporcionar uma experiência positiva aos usuários.
#️⃣Vieses Implícitos: Reflete a necessidade de abordar e mitigar os vieses inconscientes que podem afetar o encontro clínico.
#️⃣Cuidado Culturalmente Sensível: Indica ações que visam um atendimento que respeite as especificidades culturais da população negra, incluindo povos de terreiros e quilombolas.
#️⃣Dados de Raça/Cor: Sublinha a importância da coleta, análise e uso de dados desagregados para identificar iniquidades e direcionar ações. A ausência desses dados invisibiliza o racismo.
#️⃣Iniquidades Raciais: Permite identificar e monitorar as desigualdades étnico-raciais existentes nos indicadores de saúde.
#️⃣Formação Antirracista: Destaca a necessidade de capacitar os profissionais de saúde para o enfrentamento do racismo institucional.
#️⃣Monitoramento e Avaliação: Essencial para acompanhar a implementação do PMSIPN e seus resultados na desconstrução do racismo. Os indicadores de saúde da população negra são cruciais para esse processo.
#️⃣Orçamento PMSIPN: Facilita o acompanhamento da alocação e execução de recursos financeiros destinados ao programa.
#️⃣Intersetorialidade: Reflete a necessidade de ações coordenadas com outras áreas da prefeitura para abordar os determinantes sociais da saúde da população negra.
A utilização dessas palavras-chave na etiquetagem do PPA para as ações do PMSIPN permitirá uma melhor organização, compreensão e acompanhamento das iniciativas voltadas para a desconstrução do racismo institucional e a promoção da saúde integral da população negra no Rio de Janeiro. A gestão baseada em dados desagregados por raça/cor é fundamental para o alcance das metas estabelecidas.

Além disso, a IA generativa pode ser utilizada para propor indicadores sobre a gestão do PMSIPN e a experiência do paciente quanto ao acesso à saúde.

Indicadores do PMSIPN para o PPA 2026-2029
Copie e cole o prompt abaixo no seu aplicativo ou ferramenta de IA favorita (Qwen, Gemini, DeepSeek, etc), fazendo as adaptações que considerar pertinente, e veja a ciência do conhecimento acontecer!
🧠Atue como analista de políticas públicas e orçamento. // Para monitoramento e avaliação do PROGRAMA MUNICIPAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA-PMSIPN, relacione os indicadores indispensáveis, máximo de 10, para monitorar o impacto das ações e programas do PPA na vida da pessoas negras residentes na cidade do Rio de Janeiro atendidas na Rede de Atenção à Saúde

A resposta obtida de Iaiá foi esta:

🤖 Atuando como analista de políticas públicas e orçamento, apresento a seguir 10 indicadores indispensáveis para monitorar o impacto das ações e programas do PPA na vida das pessoas negras residentes na cidade do Rio de Janeiro atendidas na Rede de Atenção à Saúde:
🎯Razão de mortalidade materna, segundo raça/cor, por área programática e unidade de saúde de atenção primária: Este indicador é crucial para avaliar o impacto das políticas de saúde materna na população negra, permitindo identificar disparidades raciais nos óbitos maternos.
🎯Taxa de mortalidade infantil / 1000 N.V., segundo raça/cor: Monitorar a mortalidade infantil desagregada por raça/cor é fundamental para verificar o impacto das ações de saúde na primeira infância entre a população negra.
🎯Taxa de mortalidade por homicídio decorrente da violência policial, segundo faixa etária e raça/cor: Este indicador permite avaliar o impacto das políticas de segurança pública e de saúde no enfrentamento da violência letal contra a população negra.
🎯Taxa de mortalidade precoce (30 a 69 anos) por DCNT (doenças cardiovasculares, câncer, diabetes, doenças respiratórias crônicas), segundo raça/cor: Acompanhar as taxas de mortalidade prematura por doenças crônicas na população negra é essencial para verificar o impacto das ações de prevenção e tratamento dessas condições.
🎯Porcentagem de pessoas adultas que relatam discriminação racial (devido a cor da pele e/ou pertencimento a religiões de matriz africana e/ou pertencimento a povos tradicionais quilombolas), na área da saúde: Este indicador mede o impacto subjetivo do racismo na experiência de saúde da população negra, refletindo barreiras no acesso e na qualidade do cuidado.
🎯Relação de gravidez na adolescência entre mães negras e não negras: Avaliar essa relação indica o impacto das políticas de saúde sexual e reprodutiva e de oportunidades socioeconômicas na redução das desigualdades raciais na gravidez na adolescência.
🎯Relação pré-natal insuficiente entre mães negras e não negras: Este indicador permite monitorar se as políticas estão impactando na redução das disparidades raciais no acesso a um pré-natal adequado, essencial para a saúde materna e infantil.
🎯Esperança de vida ao nascer desagregada por raça/cor: Embora não explicitamente listado como um indicador de impacto, a análise da esperança de vida ao nascer para a população negra em comparação com outros grupos é um indicador fundamental de impacto a longo prazo das condições de vida e saúde.
🎯Satisfação do(a) usuário(a) com o atendimento desagregada pelo quesito cor: Monitorar a satisfação dos usuários negros com os serviços de saúde oferecidos na rede permite avaliar o impacto das ações na qualidade e na percepção do cuidado.
🎯Proporção de acessos a processos terapêuticos de transição corporal, segundo raça/cor: Este indicador específico avalia o impacto das políticas de saúde voltadas para a população trans negra no acesso a cuidados essenciais.
Estes indicadores, ao serem monitorados de forma contínua e desagregada por raça/cor, fornecerão informações cruciais para avaliar o impacto das políticas e programas do PPA na redução das iniquidades raciais na saúde da população negra atendida na Rede de Atenção à Saúde do município do Rio de Janeiro.

Cabe observar que a IA generativa pode também ser útil para propor indicadores sobre a gestão do PMSIPN e a experiência do paciente quanto ao acesso à saúde.

Indicadores de Gestão do PMSIPN para o PPA 2026-2029
Copie e cole o prompt abaixo no seu aplicativo ou ferramenta de IA favorita (Qwen, Gemini, DeepSeek, etc), fazendo as adaptações que considerar pertinente, e veja a ciência do conhecimento acontecer!
🧠Atue como analista de políticas públicas e orçamento. ### No que se refere à instância de gestão em saúde da população negra, relacione os indicadores indispensáveis, máximo de 05, para monitoramento e avaliação do impacto da implantação e implementação do PROGRAMA MUNICIPAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA-PMSIPN, tanto no PPA municipal quanto na vida da pessoas negras residentes na cidade do Rio de Janeiro atendidas na Rede de Atenção à Saúde.

A resposta obtida de Iaiá, minha assistente virtual, foi esta

🤖 Atuando como analista de políticas públicas e orçamento, e considerando a necessidade de monitorar e avaliar o impacto da instância de gestão em saúde da população negra no PPA municipal e na vida das pessoas negras atendidas na Rede de Atenção à Saúde do Rio de Janeiro, apresento 5 indicadores indispensáveis:
🎯Presença e funcionamento de instância específica (no caso, Grupo Gestor e Equipes de Apoio) para conduzir, coordenar e monitorar as ações de saúde para a população negra. Este é um indicador crucial de estrutura e gestão, pois verifica a existência e operacionalidade de um órgão responsável pela implementação do PMSIPN. Seu monitoramento pode envolver a análise de atas de reuniões, planos de trabalho e relatórios de atividades dessa instância.
🎯Percentual de gestores(as) da Secretaria Municipal de Saúde com conhecimento da PNSIPN e do PMSIPN. Este indicador avalia a capacidade da gestão em todos os níveis de incorporar a política de saúde da população negra no planejamento e execução das ações. Um baixo percentual pode indicar barreiras na implementação efetiva do PMSIPN no PPA e nas práticas da rede de saúde.
🎯Representatividade da população negra nos cargos de direção e coordenação da Secretaria Municipal de Saúde. A presença de pessoas negras em posições de liderança pode influenciar a priorização e a adequação das políticas e ações voltadas para a sua saúde, garantindo uma perspectiva mais alinhada às necessidades da população-alvo.
🎯Percentual de execução orçamentária das ações especificamente planejadas para o PMSIPN, anualmente. Este indicador de insumo e sustentabilidade financeira demonstra o comprometimento da gestão municipal com a alocação e o efetivo uso de recursos para as ações do programa. Uma baixa execução orçamentária pode comprometer o impacto do PMSIPN na rede de saúde e na vida da população negra.
🎯Número de políticas, planos, programas e ações da Secretaria Municipal de Saúde que incorporam o quesito raça/cor de forma transversal em seu monitoramento e avaliação. Este indicador de processo e gestão baseada em dados verifica se a perspectiva da equidade racial está sendo integrada de forma ampla no planejamento e na avaliação das diversas áreas da saúde municipal, permitindo identificar e combater as iniquidades raciais de forma mais abrangente.
Esses indicadores, focados na instância de gestão, permitirão acompanhar se o PMSIPN está sendo devidamente estruturado, priorizado, financiado e integrado nas práticas da gestão municipal de saúde, o que é fundamental para alcançar um impacto positivo e duradouro na saúde da população negra do Rio de Janeiro.

Primeiro você começa, depois você melhora. Seja nas Oficinas do Laboratório de Inovação Saúde da População Negra-LISPN, seja aqui, não é demais ressaltar que a utilização de IA generativa é experimental e pode conter erros ou imprecisões. Portanto, é crucial selecionar as informações corretas e mais relevantes, bem como refinar as respostas ajustando os prompts ou adicionando novos filtros.

MENSAGENS CHAVE:
  • Com ou sem GenIA, a elaboração do PPA 2026-29 com foco na saúde da população negra deve priorizar a identificação e eliminação das iniquidades raciais e de gênero, bem como a garantia de uma instância de gestão que trabalhe em conjunto com o CTSPN municipal.
  • A IA Generativa apresenta-se como uma ferramenta inovadora com potencial para auxiliar na produção de diagnósticos, indicadores e propostas para o PPA.
  • É essencial o uso cauteloso e crítico da IA generativa, reconhecendo seu caráter experimental e a possibilidade de conter vieses e imprecisões.
  • A sua participação ativa na elaboração do “prompt” e verificação da resposta, igualmente a calibração da GenIA com informações locais e conhecimento especializado são cruciais para a efetividade da ferramenta.

CHAMADO À AÇÃO:

Incentivo a sociedade civil a explorar o potencial da IA Generativa como um recurso para a elaboração do PPA 2026-29 com foco na saúde da população negra. É fundamental participar ativamente de oficinas e atividades práticas oferecidas pelo LISPN para compreender as funcionalidades e limitações dessas ferramentas. Ao mesmo tempo, é imprescindível manter um olhar crítico sobre as informações geradas, validando-as com dados concretos e conhecimento especializado. Sei que a mobilização da sociedade civil mais a combinação da inteligência humana com o poder analítico da IA generativa podem contribuir significativamente para a construção de um PPA mais equitativo e eficaz na promoção da saúde da população negra.

Referências

RODRIGUES, JN et al . Cartilha para Incorporação de Pautas Transversais nos PPAs Municipais – 2026-2029. Niterói: CDG-UFF, 2025. 42 p. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/a-camara/estruturaadm/secretarias/secretaria-da-mulher/cartilha-para-incorporacao-de-pautas-transversais-nos-ppas. Acesso em: 13 abr. 2025.CRUZ, ICF da Iaiá e a atividade interativa de aprendizagem. NEPAE/UFF. Niterói, 07/02/2025. Disponível em https://nepae.uff.br/?p=4361

Cruz, Isabel. Saúde da População Negra Carioca: regulamentando a Lei 7749/22. NEPAE/UFF. Niterói, 08/06/2024. Disponível em https://nepae.uff.br/?p=2704

Cruz, ICF da Usar GenIA em cenários diversos: promovendo a Equidade através de prompts inteligentes. NEPAE/UFF. Niterói, 13/04/2025. Disponível em https://nepae.uff.br/?p=4468

Cruz, ICF da Diagnóstico da Situação: Primeira Fase do PPA municipal e a Saúde da População Negra. NEPAE/UFF Niterói, 06/04/2025. Disponível em https://nepae.uff.br/?p=4429

Cruz, ICF da Indicadores de Saúde da População Negra: Ferramentas Essenciais para um Plano Plurianual Municipal Equitativo. NEPAE/UFF. Niterói, 30/03/2025. Disponível em https://nepae.uff.br/?p=4420

Como citar

Cruz, ICF da IA Generativa: PPA 2026-29 com Saúde da População Negra. NEPAE/UFF. Niterói, 20/04/2025. Disponível em https://nepae.uff.br/?p=4493

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