O Problema das Iniquidades em Saúde
A elaboração de um Plano Plurianual (PPA) municipal eficaz para o período de 2026-2029, com foco na saúde da população negra, precisa enfrentar o desafio persistente das iniquidades raciais e de gênero. Historicamente, a população negra no Brasil tem sido desproporcionalmente afetada, em razão do racismo institucional, por condições de saúde, refletindo desigualdades estruturais e acesso diferenciado a serviços e recursos na Rede de Atenção à Saúde. Com a implantação do Programa Municipal de Saúde Integral da População Negra-PMSIPN, na cidade do Rio de Janeiro, julgo que identificar e quantificar precisamente essas desigualdades em setores prioritários, como a taxa de mortalidade materna, ainda que seja um passo crucial e também complexo, não é suficiente.
A escassez de dados qualificados e desagregados sobre o quesito cor, bem como a dificuldade em analisar grandes volumes de informação para identificar padrões e tendências, podem dificultar a definição de objetivos e metas claras e mensuráveis para eliminar essas iniquidades. Além disso, existe o risco de que vieses implícitos nas pessoas que coletam e analisam os dados e que desenvolvem algoritmos possam perpetuar ou até mesmo ampliar essas desigualdades. Neste caso, em contraposição, é necessário que o controle social desenvolva novas habilidades relativas às tecnologias de informação e comunicação digitais (TICDs), sendo a Inteligência Artificial (IA) generativa (que aqui eu chamo de “GenIA”) uma delas.
A Solução: IA Generativa como Ferramenta de Apoio ao PMSIPN
Por entender que a GenIA surge como uma ferramenta promissora para auxiliar na elaboração do PPA 2026-29 com foco na saúde da população negra, propus, com o auxílio de Iaiá , minha assistente virtual, uma atividade prática (hands on) de aprendizagem através da utilização de IA generativa, às pessoas participantes da Oficina PPA 2026-29 com Saúde da População Negra. O objetivo é instrumentalizar para o planejamento da saúde, assegurando que as prioridades da população negra sejam ouvidas e consideradas na alocação de recursos e na definição de ações. Ao debatermos a inclusão de estratégias e objetivos específicos, a produção de diagnósticos, indicadores e propostas para o PPA, contribuímos para um SUS mais equitativo, onde a equidade racial e de gênero seja uma realidade. Ferramentas como a GenIA podem processar e analisar grandes conjuntos de dados de saúde, auxiliando na identificação de problemas estruturais e na proposição de soluções para a correção das iniquidades causadas pelo racismo e misogynoir.

Com base no trabalho de Rodrigues et al (2025), visando oferecer experiência prática direta aos(às) participantes na utilização de IA generativa para produção de diagnósticos, indicadores e propostas para o PPA municipal, elaborei uma atividade prática da qual apresento aqui alguns dos principais experimentos:
Tipificação de Políticas Sensíveis a Gênero e Raça (2015-2025) Copie e cole o prompt abaixo no seu aplicativo ou ferramenta de IA favorita (Qwen, Gemini, DeepSeek, etc), fazendo as adaptações que considerar pertinente, e veja a ciência do conhecimento acontecer! 🧠Atue como socióloga especialista em movimento negro feminista. ### Levante as principais pautas e reinvindicações no período de 2015 a 2025 que podem ser atribuídas a uma política sensível a gênero e raça ou cor com foco no enfrentamento do racismo institucional contra a população negra, baseada em referenciais teóricos, discussões de comitês, bibliografias apropriadas, legislação, registros oficiais de entidades que tratam dessa pauta, para que possa ser articulada com a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN) e com o Programa Municipal de Saúde Integral da População Negra (PMSIPN), da cidade do Rio de Janeiro. ### Retorne um quadro de tipificação de políticas sensíveis a gênero e raça, que precisam ser consideradas durante a elaboração de um Plano Plurianual Municipal.
A resposta obtida de Iaiá foi esta:
🤖### Quadro de Tipificação de Políticas Sensíveis a Gênero e Raça (2015-2025) A seguir, apresento um quadro que organiza as principais pautas e reivindicações relacionadas ao enfrentamento do racismo institucional contra a população negra, com foco em gênero e raça. Essas políticas são fundamentais para serem articuladas com a **Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN)** e o **Programa Municipal de Saúde Integral da População Negra**, no contexto do Rio de Janeiro. O quadro está organizado por eixos temáticos, com base em referenciais teóricos, debates acadêmicos, legislação vigente e registros oficiais.
Eixo Temático | Pautas e Reivindicações | Referenciais Teóricos e Legislação | Articulação com PNSIPN e Programa Municipal |
1. Combate ao Racismo Institucional | – Implementação de protocolos específicos para identificar e combater práticas discriminatórias em serviços públicos. <br> – Formação continuada para servidores públicos sobre racismo estrutural e interseccionalidade. | – Lei nº 12.288/2010 (Estatuto da Igualdade Racial). <br> – Conceitos de Patricia Hill Collins e Angela Davis sobre interseccionalidade. | – Inclusão de indicadores raciais e de gênero nos sistemas de monitoramento da saúde pública. <br> – Capacitação de profissionais de saúde sobre racismo institucional. |
2. Saúde Sexual e Reprodutiva | – Garantia de acesso universal a métodos contraceptivos seguros e informação sobre planejamento familiar. <br> – Redução da mortalidade materna entre mulheres negras. <br> – Combate à violência obstétrica. | – Declaração de Maputo (2003) sobre direitos sexuais e reprodutivos. <br> – Estudos de Lélia Gonzalez sobre feminilidade negra. | – Ampliação de programas de atenção pré-natal voltados para mulheres negras. <br> – Campanhas educativas sobre direitos reprodutivos. |
3. Violência Contra Mulheres Negras | – Criação de centros de acolhimento especializados para mulheres negras vítimas de violência doméstica e institucional. <br> – Monitoramento racializado dos casos de feminicídio. | – Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006). <br> – Trabalhos de Sueli Carneiro sobre violência racializada. | – Integração de dados sobre violência contra mulheres negras nos sistemas de saúde e segurança pública. |
4. Educação e Formação Profissional | – Implementação de cotas raciais e de gênero em programas de capacitação e emprego público. <br> – Promoção de campanhas educativas sobre representatividade negra. | – Lei nº 10.639/2003 (História e Cultura Afro-brasileira). <br> – Conceitos de bell hooks sobre educação antirracista. | – Parcerias com escolas técnicas e universidades para ampliar oportunidades para jovens negras. |
5. Representatividade e Participação Política | – Aumento da participação de mulheres negras em cargos de decisão nos três poderes. <br> – Fomento a lideranças femininas negras em movimentos sociais. | – Trabalhos de Kimberlé Crenshaw sobre interseccionalidade. <br> – Resolução CNJ nº 441/2022 sobre igualdade racial no Judiciário. | – Criação de conselhos municipais de saúde com paridade racial e de gênero. |
6. Saúde Mental e Bem-Estar | – Ampliação de serviços de saúde mental voltados para populações negras, especialmente mulheres. <br> – Combate ao estigma associado a doenças mentais na comunidade negra. | – Pesquisas de Neusa Santos Souza sobre racismo e saúde mental. <br> – OMS: Relatório sobre saúde mental e desigualdades. | – Implementação de programas de escuta qualificada para mulheres negras em unidades de saúde. |
7. Economia e Trabalho Decente | – Combate à discriminação racial e de gênero no mercado de trabalho. <br> – Incentivo ao empreendedorismo feminino negro. | – PNATER (Plano Nacional de Trabalho Decente). <br> – Estudos de Carla Akotirene sobre trabalho e gênero. | – Parcerias com cooperativas e associações de mulheres negras para fomentar economia solidária. |
8. Infância e Juventude Negra | – Erradicação do racismo nas escolas e garantia de permanência estudantil. <br> – Prevenção ao encarceramento precoce de jovens negros. | – Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990). <br> – Trabalhos de Abdias do Nascimento sobre infância negra. | – Programas de acompanhamento integral de crianças e adolescentes negros em situação de vulnerabilidade. |
9. Cultura e Identidade | – Valorização da cultura afro-brasileira como forma de resistência e empoderamento. <br> – | – Apoio a iniciativas culturais lideradas por mulheres negras. |
### Considerações para Elaboração do Plano Plurianual Municipal 1. **Intersetorialidade**: As políticas devem ser pensadas de forma integrada, envolvendo áreas como saúde, educação, segurança pública, assistência social e cultura. 2. **Monitoramento e Avaliação**: É essencial incluir metas claras e indicadores raciais e de gênero para acompanhar o impacto das políticas. 3. **Participação Social**: Fortalecer os conselhos municipais de saúde e outros espaços de controle social com representantes da população negra, especialmente mulheres. 4. **Orçamento Público**: Garantir recursos específicos para programas voltados ao enfrentamento do racismo institucional e à promoção da equidade racial e de gênero. 5. **Capacitação e Sensibilização**: Investir em formações continuadas para gestores e servidores públicos sobre temas como interseccionalidade, racismo estrutural e direitos humanos. ### Conclusão O quadro apresentado oferece uma visão abrangente das principais pautas e reivindicações que devem orientar a elaboração de um Plano Plurianual Municipal sensível a gênero e raça. Essas políticas não apenas respondem às demandas históricas da população negra, mas também reforçam o compromisso com a equidade e a justiça social, alinhando-se aos objetivos da PNSIPN e do Programa Municipal de Saúde Integral da População Negra.
Sigo com a sugestão de Rodrigues et al e avalio que a IA pode auxiliar na etiquetagem de prioridades e na identificação de palavras-chave relevantes que reflitam o foco e os públicos-alvo do Programa Municipal de Saúde Integral da População Negra – PMSIPN, visando marcar todo o PPA municipal no que for de interesse ao PMSIPN.
Etiquetagem do PMSIPN para o PPA 2026-2029 Copie e cole o prompt abaixo no seu aplicativo ou ferramenta de IA favorita (Qwen, Gemini, DeepSeek, etc), fazendo as adaptações que considerar pertinente, e veja a ciência do conhecimento acontecer! 🧠Atue como analista de políticas públicas e orçamento. //Considere que a etiquetagem em documentos como o PPA (Plano Plurianual municipal) serve para identificar e categorizar as informações de forma clara e objetiva, facilitando a compreensão e o acompanhamento do PPA 2026-2029 da cidade do Rio de Janeiro/RJ.//A etiquetagem pode incluir palavras-chave para identificar as prioridades (desconstrução do racismo institucional na Rede de Atenção à Saúde), os públicos-alvo (população negra, mulher negra) e os objetivos de cada programa (experiência do[a] paciente positiva) e ação (encontro clínico isento de vieses). ### Sugira palavras-chave relevantes que reflitam o seu foco e os públicos-alvo para o PROGRAMA MUNICIPAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA -PMSIPN
A resposta obtida de Iaiá foi esta:
🤖 Atuando como analista de políticas públicas e orçamento, e considerando a importância da etiquetagem no PPA 2026-2029 do Rio de Janeiro para o PROGRAMA MUNICIPAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA - PMSIPN, sugiro as seguintes palavras-chave relevantes para refletir o foco na desconstrução do racismo institucional na Rede de Atenção à Saúde, tendo a população negra como público-alvo, o objetivo de uma experiência do(a) paciente positiva, e a ação de um encontro clínico isento de vieses: #️⃣PMSIPN: Essencial para identificar diretamente o programa. #️⃣População Negra: Indispensável para explicitar o público-alvo principal. Pode ser complementado por termos mais específicos quando pertinente, como pretas e pardas e quilombolas, dependendo da especificidade da ação. #️⃣Racismo Institucional: Palavra-chave central que denota o foco na desconstrução das barreiras sistêmicas. #️⃣Enfrentamento ao Racismo: Reforça o objetivo de combater ativamente o racismo presente nas estruturas de saúde. #️⃣Equidade Racial na Saúde: Expressa a meta de alcançar a justiça e igualdade de oportunidades em saúde para a população negra. #️⃣Experiência do Paciente: Liga-se diretamente ao objetivo de proporcionar uma experiência positiva aos usuários. #️⃣Vieses Implícitos: Reflete a necessidade de abordar e mitigar os vieses inconscientes que podem afetar o encontro clínico. #️⃣Cuidado Culturalmente Sensível: Indica ações que visam um atendimento que respeite as especificidades culturais da população negra, incluindo povos de terreiros e quilombolas. #️⃣Dados de Raça/Cor: Sublinha a importância da coleta, análise e uso de dados desagregados para identificar iniquidades e direcionar ações. A ausência desses dados invisibiliza o racismo. #️⃣Iniquidades Raciais: Permite identificar e monitorar as desigualdades étnico-raciais existentes nos indicadores de saúde. #️⃣Formação Antirracista: Destaca a necessidade de capacitar os profissionais de saúde para o enfrentamento do racismo institucional. #️⃣Monitoramento e Avaliação: Essencial para acompanhar a implementação do PMSIPN e seus resultados na desconstrução do racismo. Os indicadores de saúde da população negra são cruciais para esse processo. #️⃣Orçamento PMSIPN: Facilita o acompanhamento da alocação e execução de recursos financeiros destinados ao programa. #️⃣Intersetorialidade: Reflete a necessidade de ações coordenadas com outras áreas da prefeitura para abordar os determinantes sociais da saúde da população negra. A utilização dessas palavras-chave na etiquetagem do PPA para as ações do PMSIPN permitirá uma melhor organização, compreensão e acompanhamento das iniciativas voltadas para a desconstrução do racismo institucional e a promoção da saúde integral da população negra no Rio de Janeiro. A gestão baseada em dados desagregados por raça/cor é fundamental para o alcance das metas estabelecidas.
Além disso, a IA generativa pode ser utilizada para propor indicadores sobre a gestão do PMSIPN e a experiência do paciente quanto ao acesso à saúde.
Indicadores do PMSIPN para o PPA 2026-2029 Copie e cole o prompt abaixo no seu aplicativo ou ferramenta de IA favorita (Qwen, Gemini, DeepSeek, etc), fazendo as adaptações que considerar pertinente, e veja a ciência do conhecimento acontecer! 🧠Atue como analista de políticas públicas e orçamento. // Para monitoramento e avaliação do PROGRAMA MUNICIPAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA-PMSIPN, relacione os indicadores indispensáveis, máximo de 10, para monitorar o impacto das ações e programas do PPA na vida da pessoas negras residentes na cidade do Rio de Janeiro atendidas na Rede de Atenção à Saúde
A resposta obtida de Iaiá foi esta:
🤖 Atuando como analista de políticas públicas e orçamento, apresento a seguir 10 indicadores indispensáveis para monitorar o impacto das ações e programas do PPA na vida das pessoas negras residentes na cidade do Rio de Janeiro atendidas na Rede de Atenção à Saúde: 🎯Razão de mortalidade materna, segundo raça/cor, por área programática e unidade de saúde de atenção primária: Este indicador é crucial para avaliar o impacto das políticas de saúde materna na população negra, permitindo identificar disparidades raciais nos óbitos maternos. 🎯Taxa de mortalidade infantil / 1000 N.V., segundo raça/cor: Monitorar a mortalidade infantil desagregada por raça/cor é fundamental para verificar o impacto das ações de saúde na primeira infância entre a população negra. 🎯Taxa de mortalidade por homicídio decorrente da violência policial, segundo faixa etária e raça/cor: Este indicador permite avaliar o impacto das políticas de segurança pública e de saúde no enfrentamento da violência letal contra a população negra. 🎯Taxa de mortalidade precoce (30 a 69 anos) por DCNT (doenças cardiovasculares, câncer, diabetes, doenças respiratórias crônicas), segundo raça/cor: Acompanhar as taxas de mortalidade prematura por doenças crônicas na população negra é essencial para verificar o impacto das ações de prevenção e tratamento dessas condições. 🎯Porcentagem de pessoas adultas que relatam discriminação racial (devido a cor da pele e/ou pertencimento a religiões de matriz africana e/ou pertencimento a povos tradicionais quilombolas), na área da saúde: Este indicador mede o impacto subjetivo do racismo na experiência de saúde da população negra, refletindo barreiras no acesso e na qualidade do cuidado. 🎯Relação de gravidez na adolescência entre mães negras e não negras: Avaliar essa relação indica o impacto das políticas de saúde sexual e reprodutiva e de oportunidades socioeconômicas na redução das desigualdades raciais na gravidez na adolescência. 🎯Relação pré-natal insuficiente entre mães negras e não negras: Este indicador permite monitorar se as políticas estão impactando na redução das disparidades raciais no acesso a um pré-natal adequado, essencial para a saúde materna e infantil. 🎯Esperança de vida ao nascer desagregada por raça/cor: Embora não explicitamente listado como um indicador de impacto, a análise da esperança de vida ao nascer para a população negra em comparação com outros grupos é um indicador fundamental de impacto a longo prazo das condições de vida e saúde. 🎯Satisfação do(a) usuário(a) com o atendimento desagregada pelo quesito cor: Monitorar a satisfação dos usuários negros com os serviços de saúde oferecidos na rede permite avaliar o impacto das ações na qualidade e na percepção do cuidado. 🎯Proporção de acessos a processos terapêuticos de transição corporal, segundo raça/cor: Este indicador específico avalia o impacto das políticas de saúde voltadas para a população trans negra no acesso a cuidados essenciais. Estes indicadores, ao serem monitorados de forma contínua e desagregada por raça/cor, fornecerão informações cruciais para avaliar o impacto das políticas e programas do PPA na redução das iniquidades raciais na saúde da população negra atendida na Rede de Atenção à Saúde do município do Rio de Janeiro.
Cabe observar que a IA generativa pode também ser útil para propor indicadores sobre a gestão do PMSIPN e a experiência do paciente quanto ao acesso à saúde.
Indicadores de Gestão do PMSIPN para o PPA 2026-2029 Copie e cole o prompt abaixo no seu aplicativo ou ferramenta de IA favorita (Qwen, Gemini, DeepSeek, etc), fazendo as adaptações que considerar pertinente, e veja a ciência do conhecimento acontecer! 🧠Atue como analista de políticas públicas e orçamento. ### No que se refere à instância de gestão em saúde da população negra, relacione os indicadores indispensáveis, máximo de 05, para monitoramento e avaliação do impacto da implantação e implementação do PROGRAMA MUNICIPAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA-PMSIPN, tanto no PPA municipal quanto na vida da pessoas negras residentes na cidade do Rio de Janeiro atendidas na Rede de Atenção à Saúde.
A resposta obtida de Iaiá, minha assistente virtual, foi esta
🤖 Atuando como analista de políticas públicas e orçamento, e considerando a necessidade de monitorar e avaliar o impacto da instância de gestão em saúde da população negra no PPA municipal e na vida das pessoas negras atendidas na Rede de Atenção à Saúde do Rio de Janeiro, apresento 5 indicadores indispensáveis: 🎯Presença e funcionamento de instância específica (no caso, Grupo Gestor e Equipes de Apoio) para conduzir, coordenar e monitorar as ações de saúde para a população negra. Este é um indicador crucial de estrutura e gestão, pois verifica a existência e operacionalidade de um órgão responsável pela implementação do PMSIPN. Seu monitoramento pode envolver a análise de atas de reuniões, planos de trabalho e relatórios de atividades dessa instância. 🎯Percentual de gestores(as) da Secretaria Municipal de Saúde com conhecimento da PNSIPN e do PMSIPN. Este indicador avalia a capacidade da gestão em todos os níveis de incorporar a política de saúde da população negra no planejamento e execução das ações. Um baixo percentual pode indicar barreiras na implementação efetiva do PMSIPN no PPA e nas práticas da rede de saúde. 🎯Representatividade da população negra nos cargos de direção e coordenação da Secretaria Municipal de Saúde. A presença de pessoas negras em posições de liderança pode influenciar a priorização e a adequação das políticas e ações voltadas para a sua saúde, garantindo uma perspectiva mais alinhada às necessidades da população-alvo. 🎯Percentual de execução orçamentária das ações especificamente planejadas para o PMSIPN, anualmente. Este indicador de insumo e sustentabilidade financeira demonstra o comprometimento da gestão municipal com a alocação e o efetivo uso de recursos para as ações do programa. Uma baixa execução orçamentária pode comprometer o impacto do PMSIPN na rede de saúde e na vida da população negra. 🎯Número de políticas, planos, programas e ações da Secretaria Municipal de Saúde que incorporam o quesito raça/cor de forma transversal em seu monitoramento e avaliação. Este indicador de processo e gestão baseada em dados verifica se a perspectiva da equidade racial está sendo integrada de forma ampla no planejamento e na avaliação das diversas áreas da saúde municipal, permitindo identificar e combater as iniquidades raciais de forma mais abrangente. Esses indicadores, focados na instância de gestão, permitirão acompanhar se o PMSIPN está sendo devidamente estruturado, priorizado, financiado e integrado nas práticas da gestão municipal de saúde, o que é fundamental para alcançar um impacto positivo e duradouro na saúde da população negra do Rio de Janeiro.
Primeiro você começa, depois você melhora. Seja nas Oficinas do Laboratório de Inovação Saúde da População Negra-LISPN, seja aqui, não é demais ressaltar que a utilização de IA generativa é experimental e pode conter erros ou imprecisões. Portanto, é crucial selecionar as informações corretas e mais relevantes, bem como refinar as respostas ajustando os prompts ou adicionando novos filtros.
MENSAGENS CHAVE:
- Com ou sem GenIA, a elaboração do PPA 2026-29 com foco na saúde da população negra deve priorizar a identificação e eliminação das iniquidades raciais e de gênero, bem como a garantia de uma instância de gestão que trabalhe em conjunto com o CTSPN municipal.
- A IA Generativa apresenta-se como uma ferramenta inovadora com potencial para auxiliar na produção de diagnósticos, indicadores e propostas para o PPA.
- É essencial o uso cauteloso e crítico da IA generativa, reconhecendo seu caráter experimental e a possibilidade de conter vieses e imprecisões.
- A sua participação ativa na elaboração do “prompt” e verificação da resposta, igualmente a calibração da GenIA com informações locais e conhecimento especializado são cruciais para a efetividade da ferramenta.
CHAMADO À AÇÃO:
Incentivo a sociedade civil a explorar o potencial da IA Generativa como um recurso para a elaboração do PPA 2026-29 com foco na saúde da população negra. É fundamental participar ativamente de oficinas e atividades práticas oferecidas pelo LISPN para compreender as funcionalidades e limitações dessas ferramentas. Ao mesmo tempo, é imprescindível manter um olhar crítico sobre as informações geradas, validando-as com dados concretos e conhecimento especializado. Sei que a mobilização da sociedade civil mais a combinação da inteligência humana com o poder analítico da IA generativa podem contribuir significativamente para a construção de um PPA mais equitativo e eficaz na promoção da saúde da população negra.
Referências
RODRIGUES, JN et al . Cartilha para Incorporação de Pautas Transversais nos PPAs Municipais – 2026-2029. Niterói: CDG-UFF, 2025. 42 p. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/a-camara/estruturaadm/secretarias/secretaria-da-mulher/cartilha-para-incorporacao-de-pautas-transversais-nos-ppas. Acesso em: 13 abr. 2025.CRUZ, ICF da Iaiá e a atividade interativa de aprendizagem. NEPAE/UFF. Niterói, 07/02/2025. Disponível em https://nepae.uff.br/?p=4361
Cruz, Isabel. Saúde da População Negra Carioca: regulamentando a Lei 7749/22. NEPAE/UFF. Niterói, 08/06/2024. Disponível em https://nepae.uff.br/?p=2704
Cruz, ICF da Usar GenIA em cenários diversos: promovendo a Equidade através de prompts inteligentes. NEPAE/UFF. Niterói, 13/04/2025. Disponível em https://nepae.uff.br/?p=4468
Cruz, ICF da Diagnóstico da Situação: Primeira Fase do PPA municipal e a Saúde da População Negra. NEPAE/UFF Niterói, 06/04/2025. Disponível em https://nepae.uff.br/?p=4429
Cruz, ICF da Indicadores de Saúde da População Negra: Ferramentas Essenciais para um Plano Plurianual Municipal Equitativo. NEPAE/UFF. Niterói, 30/03/2025. Disponível em https://nepae.uff.br/?p=4420
Como citar
Cruz, ICF da IA Generativa: PPA 2026-29 com Saúde da População Negra. NEPAE/UFF. Niterói, 20/04/2025. Disponível em https://nepae.uff.br/?p=4493
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