Um módulo promissor do curso online GenIA: encontro clínico é o “GenIA: Laboratório de Prática”. Este módulo tem como foco o desenvolvimento da sua proficiência com modelos de IA generativa, como Gemini, Perplexity e ChatGPT, entre outros. O objetivo principal é capacitar o(a) participante a desenvolver ou aprimorar sua habilidade na redação de prompts que tenham desde a instrução até a resposta o fio condutor da equidade e a compaixão nos cuidados de saúde.
Por exemplo, esta atividade é proposta para o treinamento da habilidade no uso de GenIA como recurso para o cuidado de saúde:

Além da GenIA como recurso para o encontro clínico compassivo, imagine utilizar GenIA para monitorar pacientes e populações socialmente vulneráveis de forma mais eficiente. Além disso, o módulo explora como essas ferramentas podem auxiliar na avaliação do impacto de políticas de equidade como a PNSIPN (Política Nacional de Saúde Integral da População Negra).
Ao dominar a IA generativa, mais especificamente a habilidade de redigir prompts isentos de vieses opressivos, o(a) participante estará mais apto(a) a qualificar o encontro clínico, tomando decisões mais informadas e personalizadas. Este laboratório prático oferece as ferramentas para integrar GenIA no seu dia a dia, otimizando o cuidado e a gestão em saúde para um futuro mais equitativo.
Referências:
Cruz, ICF da GenIA: Encontro Clínico – Preparando para a Era da IA Generativa na Saúde sem Vieses. NEPAE/UFF. Niterói, 08/04/2025. Disponível em https://nepae.uff.br/?p=4437
Como citar:
Cruz, ICF da GenIA: Laboratório de Prática. NEPAE/UFF. Niterói, 14/04/2025. Disponível em https://nepae.uff.br/?p=4488