Introdução
Começando com um exemplo. Por favor, assista o vídeo (4 min), seguindo as instruções na tela
Resposta de relaxamento
A figura acima sintetiza a resposta de relaxamento, ou seja, o sistema nervoso parassimpático faz com que as pessoas repousem, se opondo ao sistema nervoso simpático que provoca nas pessoas a reação de luta ou fuga de um evento que amedronta.
Portanto, quando você aprende a resposta de relaxamento, você conscientemente passa a agir para que o seu sistema nervoso parassimpático seja acionado em seu favor.
Em síntese, o que você obtêm quando aprende a resposta de relaxamento?
Quando eu aprender a resposta de relaxamento, poderei passar de um estado de excitação ou luta ou fuga, provocado pelo medo do trabalho de parto, por exemplo, para um estado de relaxamento, calma e sensação de paz, bem como de autocontrole
Você!
A ansiedade, o medo, os mitos sobre o parto e a desinformação da gestante fazem com na hora do trabalho de parto, tanto a mente e quanto o corpo da mulher lutem contra a dilatação ou contra o desconforto provocado por ela.
Essa luta (perdida) provoca maior tensão, uma descarga de adrenalina (hormônio do estresse, da luta ou da fuga) maior que a descarga de oxitocina (hormônio do parto, do aleitamento e do prazer sexual e do amor).
Em consequência disso, o trabalho de parto desacelera e provoca então mais dor. O ciclo vicioso se instala: mais dor, mais estresse, retardamento da dilatação, e assim por diante.
Nesta lição abordaremos o relaxamento como um recurso para promover seu conforto. Enquanto isso experimente este:
Há várias receitas de bolo e de relaxamento.
Há várias técnicas de relaxamento que são seguras de usar e podem ter benefícios, como reduzir a dor durante o trabalho de parto precoce, assim como evitar uma epidural, por exemplo.
As técnicas de relaxamento em conjunto ou isoladamente lhe ajudam a relaxar o corpo e a mente enquanto o útero e o hormônio oxitocina fazem o trabalho de preparar o nascimento, a amamentação e o vínculo amoroso entre você e seu bebê, assim como com todos e todas à sua volta.
Pesquisas mostram que a combinação de relaxamento muscular progressivo, técnicas respiratórias, mudanças de posição, suporte adicional da enfermeira obstetriz e massagem estava ligada a escores mais baixos de dor ou desconforto no trabalho de parto precoce e maior satisfação da gestante com o alívio da dor ou desconforto.
O relaxamento, em termos gerais, é essencial para o trabalho de parto e o parto, ajudando você a conservar energia e manter a mente tranquila de modo a adaptar-se à progressão do trabalho de parto.
A técnica de Relaxamento Muscular Progressivo (RMP) foi introduzida pela primeira vez por Edmund Jacobson, em 1934. É um tipo de relaxamento ativo com a consciência da conexão mente-músculo pela qual se aprende a tensionar um grupo muscular e depois a relaxá-lo, focalizando várias partes do corpo até o relaxamento total.
Além disso, a prática do exercício de tensionamento de cada grupo muscular reduz os efeitos estimulantes do sistema nervoso simpático (luta ou fuga) e equilibra de forma dinâmica (homeostasia) os sistemas simpático e parassimpático (resposta de relaxamento), criando uma sensação de segurança e conforto
A técnica de relaxamento muscular progressivo consiste em tensionar conscientemente uma parte do corpo(ou grupos musculares) e, a seguir, relaxá-la.
Em síntese, o Relaxamento Muscular Progressivo, pode lhe ajudar como no trabalho de parto e parto?
Se você respondeu – Sim! Acertou.
Sem treinamento, o corpo da gestante responde à contração com a tensão da musculatura, o que pode causar dor ou desconforto. Por sua vez, os músculos tensos mantêm o corpo da gestante em contínuo estresse, o que mantém o ciclo estresse-músculo-tensão. O relaxamento muscular progressivo me ajudar a quebrar esse ciclo vicioso, reduzindo a tensão muscular corporal e a ansiedade.
O relaxamento é essencial para o trabalho de parto e o parto, ajudando você a conservar energia e manter a mente tranquila de modo a adaptar-se à progressão do trabalho de parto.
Esta técnica é indicada para a gestante e parturiente porque ajuda a pessoa a ficar atenta aos diferentes grupos musculares e às sensações do relaxamento muscular. Assim, após praticar durante a gestação o relaxamento muscular progressivo, durante o trabalho de parto e o parto, ao identificar o surgimento da tensão corporal (medo, ansiedade, etc), imediatamente e quase que inconscientemente, você fará uma inspiração profunda e ao expirar lentamente soltará cada fibra muscular que estiver tensa. O único músculo que irá contrair livre é, obviamente, o músculo uterino!
A técnica
A técnica:
Você pode usar um áudio para lhe ajudar a percorrer todos os grupos musculares ou simplesmente aprender a ordem dos grupos musculares e trabalhar com eles a partir da memória.
1- Escolha um lugar onde você possa se deitar e se esticar confortavelmente, como um piso acarpetado.
2- Inspire e tensione ou contraia cada grupo muscular por 4 a 10 segundos, expire e relaxe rápida e completamente o grupo muscular (não o relaxe gradualmente). Inspire e expire profundamente antes de passar para outro grupo muscular.
3- Quando terminar, volte ao estado de alerta, contando de 5 a 1 para trás. Inspire e expire.
Recomenda-se que o exercício seja praticado, no mínimo, 2 vezes ao dia, junto com o da respiração, em várias posições (sentada, deitada ou de pé).
– Diante do exposto, qual seu compromisso com a prática do exercício?
Espero que sua resposta seja:
– Vou praticar diariamente para buscar o autocontrole no trabalho de parto e parto
Os exercícios de relaxamento devem ser praticados todos os dias durante a gestação, ao menos 2 vezes ao dia.