ODS

Esta lição tem como objetivos prepará-la para o parto e torná-la mais satisfeita com a experiência do nascimento de seu bebê, a partir da informação sobre as várias posições e movimentos durante o trabalho de parto e o parto – fase de transição.

posições

Você com seu relógio, monitora as contrações.

Quando o intervalo de tempo das contrações a cada 1-2 minutos significa o quê?

frequência na transição

Até 10 cm de dilatação

Muito provavelmente, o colo alcançou em média 10 cm de dilatação. Lembrando que a média de 5 cm de dilatação do colo é alcançada quando as contrações acontecem a cada 5 minutos, sendo hora de ir para a maternidade. Se já está com 6…

10 cm – geralmente não dá para segurar o grito…

Nesta hora, até quem não é de gritar, grita!!! Pode gritar!!!

Puxos, 10 cm de dilatação,

Com os 10 cm de dilatação,  vêm os “puxos” (involuntários, incontroláveis, instintivos!!!), isto é, uma vontade enorme e incontrolável de empurrar o bebê para nascer (a sensação será a de que vai defecar: é igualzinho. E você pode correr para o vaso e evacuar, o que é bom!).
Os puxos começam quando o bebê já desceu tanto no canal de parto que “esbarra” nuns nervos que deflagram a necessidade de fazer a prensa abdominal. E, não vamos te iludir: – isso dói, ainda que por pouco tempo. Lembre-se de respirar (sopre) porque não é hora de empurrar ainda.

respiração superficial modificada

Desconforto, técnicas para a redução do desconforto, mas na hora dos 10 cm, o puxo é intenso. Respire fundo e rápido, solte soprando, conforme o esquema abaixo:

sopro modificado

Movimente-se, murmure, grite, sopre, porque passa rápido também.

E o(a) acompanhante??

Fale calmamente, respire (soprando) junto com a mamãe, tranquilize-a.
Fique calmo(a) e próximo(a), incentive a respiração correta.
Monitore as contrações
Translate »
Skip to content