RESUMO DA ÓPERA

O cuidado de enfermagem mediado por tecnologias digitais é fato. Para lidar com os artefatos digitais, para também analisar o volume de dados gerados com este cuidado, transformar estes dados em informação e conhecimento clínico, bem como prever resultados da prática da(o) enfermeira(o) no encontro clínico já são necessárias habilidades, ainda que mínimas, em linguagem de programação. Python, por exemplo.

PROBLEMA

Com o Prontuário Eletrônico do(a) Paciente (PEP), o processo de identificação de problema, exploração de dados, análise estatística e avaliação de resultados clínicos deixará de ser tarefa restrita a pesquisadores(as) e deverá se tornar parte do cotidiano da clínica e da instituição de saúde.

Isso por si não é um problema. Problema será desconhecer os recursos tecnológicos disponíveis (e muitos são Open Source!!!) para realização deste trabalho indispensável à melhoria diária da clínica e do cuidado da(o enfermeira(o).

UMA SOLUÇÃO EM PAUTA

Uma vez que a Estratégia de Saúde Digital 2028 prevê a implantação de serviços de Registro Pessoal de Saúde, para que enfermeiras(os) usem estas informações na tomada de decisões sobre o cuidado, com base em meus próprios estudos, produzi uma série de 23 postagens (até o momento!) sobre a linguagem de programação Python[i], visando sensibilizar profissionais e instituições para a necessidade de aprender rápido e usar estas novas ferramentas no cotidiano de trabalho.

CONVOCAR À AÇÃO

Assim como cursar bioestatística na faculdade não lhe torna expert em epidemiologia, o aprendizado de Python, por exemplo, não é o bastante para ser programador(a). Contudo, ambos conteúdos são indispensáveis para sua prática clínica baseada em evidência.

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[i] CRUZ, Isabel CF da. Python para enfermeiras (1). Boletim NEPAE-NESEN, [S.l.], v. 18, n. 1, jan. 2021. ISSN 1676-4893. Disponível em: <http://www.jsncare.uff.br/index.php/bnn/article/view/3391/868>. Acesso em: 18 fev. 2021.

Como citar:

Cruz, Isabel CF da. Python para enfermeiras(os) – por quê? NEPAE/UFF. Niterói, 18/02/2021. Disponível em https://nepae.uff.br/?p=1633

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