Tecnologias digitais de comunicação e informação (TDIC) exigem novas competências clínicas.
Uma busca na Scielo usando “saúde digital” AND “ensino” com os seguintes filtros: Brasil, português, 2021-2017, Ciências da Saúde, artigo e relatos de caso, foram identificados 25 textos. Destes, 13 itens foram selecionados. Da leitura dos títulos e resumos, notou-se que apenas 09 abordaram as tecnologias utilizadas no ensino, seja do(a) paciente, seja do(a) estudante da área da saúde.
Quanto ao ensino do(a) paciente, as principais tecnologias utilizadas foram Objeto Virtual de Aprendizagem a ser usado numa plataforma WordPress[1], aplicativo[2] e assistente de voz (tecnologia assistiva para deficientes visuais) [3] :
Quanto ao ensino do(a) estudante da área da saúde, as principais tecnologias utilizadas foram o uso do Google Meet® para as teleconsultas da Clínica Escola[4]; além do Meet, foram usados também portal do serviço de conferência web da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), plataformas Anchor® e Spotify® para podcasts, gameficação com Kahoot, assim como Padlet para conteúdos[5] . A plataforma Moodle foi a tecnologia usada para a oferta de cursos de especialização[6], enquanto a Rede Nacional de Pesquisa (RNP) também teve seus recursos utilizados por meio da Rede Universitária de Telemedicina (Rute) para a formação.[7] Outra tecnologia referida foi o uso de blogs[8] na formação em saúde, assim como jogos sérios (serious game)[9].
[1] Santiago, Roberta Fortes et al. Avaliação de objeto virtual de aprendizagem sobre pré-natal para adolescentes grávidas na atenção básica. Acta Paulista de Enfermagem [online]. 2020, v. 33 [Acessado 25 Outubro 2021] , eAPE20190063. Disponível em: <https://doi.org/10.37689/acta-ape/2020AO0063>. Epub 11 Maio 2020. ISSN 1982-0194. https://doi.org/10.37689/acta-ape/2020AO0063
[2] Silva, Angelica Baptista et al. Cross-cultural adaptation of the Zero Mothers Die (ZMD App) in Brazil: contributing to digital health with the approach on care centred for e-pregnant woman. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil [online]. 2019, v. 19, n. 4 [Accessed 26 October 2021] , pp. 751-762. Available from: <https://doi.org/10.1590/1806-93042019000400002>. Epub 13 Jan 2020. ISSN 1806-9304. https://doi.org/10.1590/1806-93042019000400002.
[3] Oliveira, Paula Marciana Pinheiro de et al. TECNOLOGIA ASSISTIVA SOBRE AMAMENTAÇÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: COMPARAÇÃO BRASIL E PORTUGAL. Texto & Contexto – Enfermagem [online]. 2018, v. 27, n. 3 [Acessado 26 Outubro 2021] , e4340016. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0104-070720180004340016>. Epub 06 Ago 2018. ISSN 1980-265X. https://doi.org/10.1590/0104-070720180004340016
[4] Silva, Francisco Theogenes Macêdo et al. Adaptations and repercussions in the experiences in a hybrid education university during the Sars-CoV-2 pandemic. Revista Brasileira de Educação Médica [online]. 2021, v. 45, n. 02 [Acessado 25 Outubro 2021] , e068. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.2-20200332.ING https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.2-20200332>. Epub 09 Abr 2021. ISSN 1981-5271. https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.2-20200332.ING
[5] Magalhães, Amanda Júlia de Arruda et al. O Ensino da Anamnese Assistido por Tecnologias Digitais durante a Pandemia da Covid-19 no Brasil. Revista Brasileira de Educação Médica [online]. 2020, v. 44, n. Suppl 01 [Acessado 26 Outubro 2021] , e163. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.supl.1-20200437>. Epub 02 Out 2020. ISSN 1981-5271. https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.supl.1-20200437.
[6] Lemos, Alysson Feliciano et al. O Desafio da Oferta de Cursos de Especialização em Atenção Básica da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde aos Profissionais dos Programas de Provimento. Revista Brasileira de Educação Médica [online]. 2019, v. 43, n. 1 [Acessado 26 Outubro 2021] , pp. 136-146. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1981-52712015v43n1RB20180087>. ISSN 1981-5271. https://doi.org/10.1590/1981-52712015v43n1RB20180087.
[7] Brito, Thiago Delevidove de Lima Verde et al. Classificação dos Grupos de Interesse Especial (SIGs) da Rede Universitária de Telemedicina (Rute) em Grupos Homogêneos com base em Sua Produção em Comunicação, Cooperação e Coordenação (3C). Revista Brasileira de Educação Médica [online]. 2019, v. 43, n. 1 suppl 1 [Acessado 26 Outubro 2021] , pp. 36-46. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1981-5271v43suplemento1-20190129>. Epub 13 Jan 2020. ISSN 1981-5271. https://doi.org/10.1590/1981-5271v43suplemento1-20190129.
[8] Palácio, Maria Augusta Vasconcelos, Gonçalves, Laís Barreto de Brito e Struchiner, MiriamA Narrativa do Aluno de Medicina na Formação em Atenção Primária à Saúde: Potencializando Espaços de Aprendizagem Mediados pelas Tecnologias Digitais. Revista Brasileira de Educação Médica [online]. 2019, v. 43, n. 1 suppl 1 [Acessado 26 Outubro 2021] , pp. 330-340. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1981-5271v43suplemento1-20190213>. Epub 13 Jan 2020. ISSN 1981-5271. https://doi.org/10.1590/1981-5271v43suplemento1-20190213.
[9] Aredes, Natália Del Angelo et al. E-baby skin integrity: evidence-based technology innovation for teaching in neonatal nursing. Escola Anna Nery [online]. 2018, v. 22, n. 3 [Acessado 26 Outubro 2021] , e20170424. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2017-0424>. Epub 23 Jul 2018. ISSN 2177-9465. https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2017-0424.
Como citar:
Cruz, ICF da Ensino sobre Saúde Digital: estado da arte. NEPAE/UFF. Niterói, 27/11/2021. Disponível em https://nepae.uff.br/?p=2280p=2414