Desafios

Estão postos pelas tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) para as instituições de alta complexidade, sejam hospitais ou unidades de terapias intensivas, pois demandam novas competências para a(o) enfermeira(o) especialista em cuidados intensivos. Igualmente, para obter melhores resultados terapêuticos, as TDICs exigem mudanças que propiciem o processo de trabalho interprofissional centrado na pessoa e sua diversidade.

Situação

Ainda que a enfermagem, enquanto categoria composta, por auxiliares, técnicas(os) e enfermeiras(os), seja o maior contingente da força de trabalho em saúde em todo o mundo, cabe observar que o número de enfermeiras(os) é insuficiente, principalemente, na alta complexidade. Com o cuidado de saúde mediado por TDICs, este problema ganha uma dimensão muito maior.  

As soluções em pauta

Na Pós-Graduação Lato Sensu Enfermagem em Cuidados Intensivos que eu criei, no ano 2000, e coordeno até hoje, incluí um módulo de introdução à informática e saúde digital. Por meio dos casos clínicos propostos como atividades de ensino-aprendizagem-avaliação, a(o) enfermeira(o) deverá ser capaz de compreender como as TDICs apóiam a coordenação e continuidade do cuidado interprofissional ao longo do cuidado contínuo do(a) paciente, assim como usar de forma ética as TDICs de uma maneira que apóie (ou seja, não interfira) na relação enfermeira(o)-paciente e de forma colaborativa com a equipe inter-intraprofissional.

Ainda que a cada momento surjam novas tecnologias (robótica, teleconsulta, wereable, cuidado virtual, farmacogenética, tele-UTI, impressão 3D, big data, dashboards clínicos, etc) neste momento, abordarei no curso com maior ênfase o prontuário eletrônico da pessoa (PEP) em razão de nele ficar registrado o (des)encontro clínico. Por meio da plataforma PEPSim (prontuário eletrônico da pessoa simulado), o(a) pós-graduando(a) pode realizar atividades “hands on” para o aprendizado sobre o registro eletrônico clínico orientado para problema (ReCOP) dos casos clínicos.

Afinal, o prontuário eletrônico é, no meu julgamento, a TDIC fundamental porque são os dados do(a) paciente ali registrados, seja por dispositivos eletrônicos, seja por profissionais, que serão “minerados” pelos algoritmos de Machine Learning e Inteligência Artificial. Para bom entendedor um pingo é letra.

Mensagem chave

É preciso que as(os) enfermeiras(os) atuem desde já na implementação da Estratégia de Saúde Digital. Até porque a política está em curso.

A inclusão deste módulo no curso é parte do treinamento necessário e, espero, sirva de incentivo para o aprendizado das competências necessárias ao cuidado mediado por TDICs da pessoa sob cuidados intensivos nas instituições de saúde ou no domicílio.

Algumas referências…

Lapão, LV Transformação Digital na Enfermagem: Como prestar o cuidado da(o) Enfermeira(o) via digital? In: Cruz, ICF da (org.). Seminário Online Enfermeira(o) Digital. Niterói (Rio de Janeiro/Brasil), 20/01/2021. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=ljExncXClNI

Cruz, Isabel CF da. Electronic Medical Record (EMR): brief state of the art on training strategies. Journal of Specialized Nursing Care, [S.l.], v. 13, n. 1, apr. 2021. ISSN ISSN 1983-4152. Available at: http://www.jsncare.uff.br/index.php/jsncare/article/view/3426 . Date accessed: 26 mar 2023. 

Cruz, Isabel. Localizando as Etapas do Processo de Enfermagem no Prontuário Eletrônico da Pessoa (PEP). NEPAE/UFF. Niterói, 16/06/2021. Disponível em http://nepae.uff.br/2021/06/16/localizando-as-etapas-do-processo-de-enfermagem-no-prontuario-eletronico-da-pessoa-pep/

Cruz, Isabel CF da. Estudando sobre o Encontro Clínico mediado pelo PEP: dados essenciais. NEPAE/UFF. Niterói , 2021. Disponível em http://nepae.uff.br/?p=1883

Cruz, Isabel CF da. The Priority 4 at Brazilian Digital Health Strategy 2020-2028: analysis from the nurse’s perspective. Journal of Specialized Nursing Care, [S.l.], v. 12, n. 1, dec. 2020. ISSN ISSN 1983-4152. Available at: <http://www.jsncare.uff.br/index.php/jsncare/article/view/3387>. Date accessed: 26 mar 2023.

Cruz, Isabel. Subsídios ao COFEN quanto à consulta pública sobre Telenfermagem. NEPAE/UFF. Niterói, 05/09/2021. Disponível em http://nepae.uff.br/2021/09/05/subsidios-ao-cofen-quanto-a-consulta-publica-sobre-telenfermagem/

Translate »
Skip to content