Em 2023, enfatizamos no curso de especialização Enfermagem em Cuidados Intensivos o cuidado de saúde mediado por tecnologia digital  de informação e comunicação (TDICs) para a pessoa com distúrbios de alta complexidade. Esta experiência nos fez constatar que o potencial das tecnologias em saúde digital, em especial o prontuário eletrônico da pessoa (PEP), só será desenvolvido plenamente quando o modelo assistencial for baseado em equipe interprofissional.

São escassas as experiências de formação em saúde com base no trabalho da equipe interprofissional. É necessário que faça parte dos cursos da área da saúde e afins o entendimento de que mais do que compartilhar o mesmo espaço e ter em comum os mesmos pacientes e populações sob cuidados, o trabalho em equipe interprofissional se mostra por meio da colaboração intencional e multifuncional, em parceria com pessoas/populações, para a resolução de um problema de saúde. Ainda nos cursos e disciplinas, é preciso que o processo ensino-aprendizagem-avaliação crie experiências nas quais estudantes possam adquirir competências e valores relativos à atuação interprofissional da equipe de saúde, se possível no contexto de promoção da saúde pessoas/populações socialmente vulneráveis por meio de cuidados mediados pelas novas tecnologias digitais.

Ainda que não seja interprofissional, introduzimos no curso de especialização Enfermagem em Cuidados Intensivos tópicos referentes à saúde digital, a saber:

🎯Prontuário Eletrônico da Pessoa – Laboratório de Prática Virtual (PEPSim)

🎯Nursing Intelligence System (NIS): análise de dados para melhores resultados

🎯Cuidados intensivos mediados por TDICs

🎯Enfermagem em Saúde Digital

🎯Tema do trabalho de conclusão de curso: “Cuidado intensivo de enfermagem mediado por tecnologia digital  para a pessoa com distúrbio de alta complexidade – Revisão Sistematizada da Literatura”

A realização desta experiência no campo da saúde digital mostrou a mim a necessidade imperiosa de compartilhamento do cuidado de saúde tanto com demais componentes da equipe quanto com as pessoas, famílias e populações.

Isto posto, decidi propor a criação da disciplina eletiva Introdução à Prática Interprofissional em Saúde Digital para os seguintes cursos de graduação oferecidos no campus da Universidade Federal Fluminense, em Niterói: 12708 Enfermagem, 12695 Farmácia, 12692 Medicina, 12694 Nutrição, 12693 Odontologia, 312703 Psicologia, 12691 Serviço Social, 1122221 Sistemas de Informação e 12710 Ciência da Computação. A ementa do curso de 30h (15 téoricas e 15 práticas) é: Estratégia e-Saúde para o Brasil. Saúde digital: também é direito de todxs. Cuidado de saúde baseado em equipe interprofissional. Prontuário Eletrônico da Pessoa (PEP). Ética e segurança no uso da informação eletrônica em saúde. TDICs como recurso para a equipe interprofissional cuidar com foco na pessoa/população socialmente vulnerável, tanto na Atenção Básica quanto na Especializada. O processo ensono-aprendizagem-avaliação visa contribuir para que o(a) estudante desenvolva habilidades práticas interprofissionais, como trabalho em equipe e comunicação colaborativa, por meio de estudos de caso e pacientes padronizadxs.

Mais do que uma disciplina apenas, o que se espera é que o processo ensino-aprendizagem-avaliação na área da saúde integre o trabalho em equipe interprofissional na formação em todos os níveis.

Referências/Bibliografia

Cruz, ICF da Pacientes Padronizadxs: estratégia de ensino-aprendizagem-avaliação para desenvolver competência estrutural em saúde. NEPAE/UFF. Niterói, 23/11/2023. Disponível em http://nepae.uff.br/?p=3481

Cruz, ICF da Interprofissionalidade e o Prontuário Eletrônico da Pessoa (PEP). NEPAE/UFF. Niterói, 18/06/2023. Disponível em https://nepae.uff.br/?p=3050

Como citar