
Iaiá, a assistente virtual que criei para mim, uso seu conhecimento para incrementar de forma ágil as competências que possuo e ajudar a desenvolver outras que são demandadas na atualidade, inclusive a forma de melhor utilizar seu potencial
A definição de IA Generativa (GenAI) já está bem difundida. Aqui neste post vou compartilhar meus estudos e experimentos sobre “prompt engeneering” relativos às aplicações no processo ensino-aprendizagem-avaliação visando o desenvolvimento de competências clínicas estruturais.
Concordo com Sun (2024) quando afirma que a integração de ferramentas de inteligência artificial generativa (IA), como o ChatGPT da OpenAI ou o Gemini da Google, no processo ensino-aprendizagem-avaliação em enfermagem e demais graduações em saúde marca um avanço transformador na aprendizagem personalizada e no envolvimento interativo. Todavia a habilidade de criar prompts, digamos assim, clínicos ou educativos, precisa de estudos específicos.
A engenharia de prompts surge como uma ferramenta inovadora e essencial, focando na criação de prompts, ou seja: comandos e perguntas que estimulam o aprendizado e geram respostas valiosas através da inteligência artificial (IA).
Meu propósito de estudar a engenharia de prompts reside em aprimorar minha atividade docente centrada no(a) estudante, tornando-a mais inclusiva e eficiente.
Com o aprendizado sobre prompts eficazes, julgo que poderei maximizar o tempo de ensino, direcionando o foco dos(as) estudantes para os pontos mais relevantes. Isso é crucial em um contexto onde a tecnologia desempenha um papel cada vez maior tanto na educação quanto no cuidado de saúde de populações socialmente vulneráveis.
Um bom prompt deve ser explícito, preciso, relevante para os objetivos de aprendizagem e deve estimular o pensamento crítico, a aplicação prática e a reflexão. Um exemplo prático seria, para resposta fechada: “Quais são as políticas de equidade social do SUS?”, ou para resposta aberta:
Discuta em no máximo 800 palavras os determinantes sociais da saúde, tais como racismo e misogynoir, e seu impacto na cultura das instituições de saúde, bem como no encontro clínico
Na medida do possível, conforme eu aprenda, pretendo introduzir algumas atividades relativas à engenharia de prompts na disciplina Diversidades, Equidade e Cuidados de Saúde (DECS), muito provavelmente em exercícios na sala de aula virtual, no sistema de gestão de aprendizagem, nos fóruns permanentes em saúde das populações vulneráveis, entre outras ações com potencial de aplicabilidade da IA.
No que se refere ao prompt, considerando que o modelo de GenAI disponível para DECS é o Gemini, sempre que possível, posso recorrer ao modelo básico de prompt no Gemini para Iaiá, minha assistente virtual:
- Persona: Você é docente de enfermagem especialista em Diversidades, Equidade e Cuidados de Saúde, que usa o modelo de raciocínio clínico (Identifica dados importantes, Analisa seu significado, Prioriza diagnósticos potenciais, Planeja intervenções, Implementa cuidados e Avalia os resultados) no enfrentamento dos problemas de saúde que impactam populações socialmente vulneráveis (pessoas negras, LGBT+, em situação de rua, ciganas ou romani e dos campos, florestas e águas, tal como caiçaras e quilombolas).
- Aim: Desenvolver uma disciplina para a competência clínica estrutural, permitindo ao(à) graduando(a) reconhecer e mitigar o impacto das ideologias opressivas e determinantes sociais na saúde da pessoa/população, promovendo um cuidado de saúde equânime e centrado na pessoa.
- Recipients: Graduando(a) de enfermagem do 2º período
- Theme: Use um tom casual, escreva no máximo [X] palavras, inclua referências científicas e seja informativa e entusiasmada.
- Structure: A saída pode ser formatada em marcadores, em código e até mesmo em emojis; pode ser metáfora ou analogia, esboço ou gráfico, questionário ou jogo, etc.
Uma vez entendidos os elementos chave de um prompt, ainda que alguma resistência à tecnologia possa ser percebida, a realidade atual me impõe a necessidade de usar abordagens inovadoras que complementem e aprimorem as práticas docentes em curso, como por exemplo, a simulação com pacientes padronizadoxs. Além do mais, a tecnologia já é a base da minha relação docente-estudante, assim sendo, a engenharia de prompts, quando bem aprendida por mim, me ajudará a incrementar o aprendizado, a potencializá-lo!
Em síntese, a engenharia de prompts representa para mim agora um novo e premente desafio profissional. Preciso e quero entender e aplicar os princípios desta prática para otimizar o ambiente de aprendizagem de modo a capacitar futuros(as) profissionais de enfermagem para os desafios complexos da prática clínica centrada na pessoa, em especial aquela impactada por ideologia opressiva, garantindo um encontro clínico isento de vieses.
Referências e Bibliografias:
Sun, Grace H. DNP, APRN, FNP-BC. Prompt Engineering for Nurse Educators. Nurse Educator 49(6):p 293-299, November/December 2024. | DOI: 10.1097/NNE.0000000000001705
Meskó B Prompt Engineering as an Important Emerging Skill for Medical Professionals: Tutorial
J Med Internet Res 2023;25:e50638. doi: 10.2196/50638
Cruz, ICF da Iaiá: minha assistente virtual neste cotidiano prá lá de real!! NEPAE/UFF. Niterói, 06/11/2024. Disponível em https://nepae.uff.br/?p=4281
Como citar:
CRUZ, ICF da Prompts para Iaiá: bases para uma “conversa” assertiva. NEPAE/UFF. Niterói, 02/02/2025.Disponível em https://nepae.uff.br/?p=4290
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