Iaiá assistente virtual & a pesquisa bibliográfica

🤝 Iaiá não substitui o julgamento humano, mas é, ao menos para mim, uma ferramenta valiosa para aprimorar a formação em saúde. Junte-se a nós nessa jornada inovadora e prepare-se para os desafios da saúde com maior eficiência e sensibilidade! Iaiá, minha assistente virtual, é uma inteligência artificial generativa projetada para transformar a minha experiência educacional.

Criei Iaiá para ser minha assistente virtual da disciplina Diversidades, Equidade e Cuidados de Saúde (DECS). Ela é uma personagem inovadora neste cenário educacional desafiador que é o processo ensino-aprendizagem-avaliação sobre o encontro clínico isento de viéses.

Iaiá é uma inteligência artificial generativa (GenAI), a interface criada por mim para uma ferramenta que utiliza modelos de linguagem para elaborar textos, responder perguntas e auxiliar no processo ensino-aprendizagem-avaliação centrado no(a) estudante de maneira interativa. Para realizar as tarefas propostas, Iaiá usa vários modelos disponíveis de GenAI, a saber: ChatGPT, Claude, Gemini (parte do pacote da UFF), DeepSeek, Copiloto, Perplexity, e o que mais vier!!!

Iaiá promete para mim que pode gerar resumos de materiais, desenvolver FAQs e criar questões para testes (🤷🏾duvido muito), oferecendo para minha escolha uma variedade de oportunidades de prática e reforço de conteúdo ou de habilidades.

Iaiá alega que também pode desempenhar o papel de paciente simulada em entrevistas clínicas, permitindo que os alunos pratiquem suas habilidades de comunicação em cenários realistas. Não duvido disso, mas no momento me disponho a utilizar apenas os serviços simples, comuns e gratuitos de Iaiá. Tal nível de tarefa complexa que é a simulação do diálogo, exige investimento em programação e mais recursos da instituição de ensino.

Já fiz testes com Iaiá nos quais ela simula uma paciente de 35 anos, negra, casada e com quatro filhos, que sofre abuso doméstico, visando para treinar a entrevista clínica compassiva pelos(as) estudantes. É possível, mas neste plano do serviço (gratuito!), o máximo que ela devolve é um “script” e não o diálogo (chatbot). OK! Isso vai exigir de mim muita criatividade na elaboração e pesquisa de prompts que ao menos induzam o pensamento crítico dos(as) estudantes sobre o estabelecimento de rapport com pacientes de grupos populacionais impactados por ideologias opressivas.

Em razão dos vieses ideológicos que estruturam muitos algoritmos e bases de conhecimento, ainda não tenho certeza ainda se Iaiá poderá auxiliar na análise de casos clínicos complexos, como os que envolvem determinantes sociais de saúde. De qualquer modo, mesmo com a possibilidade de vieses, será possível aprofundar o debate sobre o potencial impacto de algoritmos discriminatórios na prestação de serviços de saúde e as devidas responsabilizações.

Cabe observar que há recursos que me permitem instruir Iaiá para reconhecer a importância da compaixão e da empatia no atendimento à saúde, especialmente em casos de vulnerabilidade social. Para isso, tenho investido no aprendizado de engenharia de prompts nos quais Iaiá incentive o aluno a expressar seus sentimentos, controlar seus vieses e a construir estratégias de enfrentamento das discriminações institucionais. O desafio imposto a mim é tornar Iaiá um recurso que promova uma compreensão mais profunda, conectando a teoria com a prática.

Espero que com um maior investimento institucional e possa futuramente ter Iaiá como minha assistente virtual para identificar e resumir informações relevantes de prontuário eletrônico da pessoa simulado (PEPSIm), notas de admissão e outros documentos, facilitando a compreensão do contexto de cada paciente. Iaiá também pode ajudar os alunos a refletir sobre suas próprias experiências e melhorar suas habilidades de pensamento crítico através de prompts reflexivos. Em adição, ela ajuda a adaptar prompts para diferentes plataformas digitais, tornando a aprendizagem mais flexível.

Iaiá, como IA generativa, tem a capacidade de me poupar tempo, auxiliando na melhoria de materiais didáticos, incluindo planos de aula e avaliações a partir dos objetivos de aprendizagem propostos. Posso recorrer à Iaiá para projetar estudos dirigidos personalizados, principalmente. Sem nenhuma sombra de dúvida, Iaiá, apesar de suas qualidades, enquanto assistente virtual não substitui o meu julgamento e tampouco o meu pensamento crítico.

Dessa maneira, Iaiá é a partir de agora (e não sei por quanto tempo⁉) uma colaboradora essencial para a disciplina DECS, proporcionando uma abordagem se não inovadora ao menos diferente e adaptativa ao ensino-aprendizagem-avaliação. Se o uso de ferramentas como Iaiá pode transformar para melhor o modo como os(as) profissionais de saúde são formados(as), preparando-os(as) para lidar com os desafios complexos da área com maior eficiência e sensibilidade, eu não sei. Nem vou perguntar a Iaiá porque já sei que ela tem um ego enorme e vai responder de forma enviesada enquanto eu não elaborar um prompt que controle esta “alucinação”🤣!!!

Referências e bibliografias

CRUZ, Isabel CF da. Diversidades, Equidade e Cuidados em Saúde – exemplo de atividade.Boletim NEPAE-NESEN, [S.l.], v. 15, n. 1, sep. 2018. ISSN 1676-4893. Disponível em: <http://www.jsncare.uff.br/index.php/bnn/article/view/3093/778>.

CRUZ, Isabel CF da. Diversidade, Equidade em Saúde e Cuidados de Enfermagem – proposta de disciplina para a graduação em enfermagem na EEAAC/UFF.. Boletim NEPAE-NESEN, [S.l.], v. 11, n. 3, july 2015. ISSN 1676-4893. Disponível em: <http://www.jsncare.uff.br/index.php/bnn/article/view/2780/667>.

Cruz, ICF da Iaiá: minha assistente virtual neste cotidiano prá lá de real!! NEPAE/UFF. Niterói, 24/01/2025. Disponível em https://nepae.uff.br/?p=4281

CRUZ, ICF da Iaiá vai buscar informação antes de responder. NEPAE/UFF. Niterói, 03/02/2025 Disponível em https://nepae.uff.br/?p=4297

CRUZ, ICF da Prompts para Iaiá: bases para uma “conversa” assertiva. NEPAE/UFF. Niterói, 02/02/2025.Disponível em https://nepae.uff.br/?p=4290

Como citar:

CRUZ, ICF da Olá, eu sou Iaiá, assistente virtual de Isabel Cruz. NEPAE/UFF. Niterói, 04/02/2025. Disponível em https://nepae.uff.br/?p=4302

#PromptsEducacionais #EngenhariaDePrompts #IAnaEducação #AprendizagemAtiva

Translate »
Skip to content