Iaiá é minha assistente virtual de GenAI e compartilho neste post minha experiência com a testagem de sua capacidade em colaborar comigo no planejamento da disciplina: “Diversidade, Equidade e Cuidados de Saúde (DECS)”.
Sigo nas redes sociais um grupo de AI for Education e de sua biblioteca de prompts, extraí e adaptei um para elaboração de metas SMART. Pessoalmente, gosto mais da taxnomoa de Bloom ou da Taxonomia Solo como referenciais do meu planejamento, mas este post é sobre meus estudos para desenvolver novas habilidades, então vale mais esta novidade.

Iaiá, quero algo impactante, que os(as) estudantes reflitam sobre privilégios e iniquidades no acesso à saúde. Vou traduzir isto num prompt e você vai usar as fontes no NotebookLM DECS (https://notebooklm.google.com/notebook/4954bf1a-afda-49e6-bf83-741864b15cba) para fundamentar sua resposta.
Comecei solicitando à Iaiá que me ajudasse a escrever este post no qual descrevo o experimento. Usei no Gemini este prompt:
Você é uma Iaiá criativa de contação de histórias. Escreva uma história curta envolvente (máximo de 200 palavras) sobre uma assistente virtual que ajuda uma docente a planejar uma disciplina sobre diversidade, equidade e cuidados de saúde para estudantes do 2o período de graduação.
Destaco uma parte da resposta de Iaiá:
Que tal apresentar dados sobre a mortalidade materna em diferentes grupos étnicos? Ou talvez discutir casos de discriminação em hospitais?", Iaiá sugeriu, exibindo gráficos e depoimentos.
Para testar outro modelo de GenAI, Juntas, fiz Iaiá usar os recursos do NotebookLM com as fontes e materiais sobre DECS que eu incluí para consulta. O prompt adaptado foi este:
Você é docente especialista em Diversidades, Equidade e Cuidados de Saúde, altamente qualificada em diagnosticar e tratar uma ampla gama de problemas de saúde que impactam populações socialmente vulneráveis (pessoas negras, LGBT+, em situação de rua, ciganas ou romani e dos campos, florestas e águas, tal como caiçaras e quilomboras). Sua tarefa é escrever uma meta SMART, que delineie parâmetros específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e com limite de tempo, para o(a) graduando(a) de enfermagem, do 2o período de graduação, quanto ao encontro clínico isento de vieses implícitos ou discriminações .
A resposta de Iaiá:
Uma meta SMART para o(a) graduando(a) de enfermagem do 2º período, no contexto do encontro clínico isento de vieses implícitos ou discriminações, pode ser formulada da seguinte forma: * **Específico:** Capacitar o(a) graduando(a) a conduzir a primeira etapa do histórico de enfermagem, com ênfase na coleta de dados sensíveis como raça/cor, orientação sexual, e experiência de discriminação, utilizando uma abordagem compassiva e respeitosa. * **Mensurável:** Avaliar a habilidade do(a) graduando(a) em aplicar as políticas de equidade do SUS (como a PNSIPN) durante o encontro clínico, por meio da análise de um estudo de caso ou simulação com pacientes padronizados, onde se observará a identificação de potenciais riscos de comprometimento da dignidade humana. * **Atingível:** Implementar o ensino-aprendizagem-avaliação com metodologias ativas e experienciais, como a observação da cultura organizacional da instituição de saúde e a avaliação compassiva de pessoas em situação de vulnerabilidade social, complementadas por discussões reflexivas em pequenos grupos interprofissionais. * **Relevante:** Desenvolver a competência clínica estrutural, permitindo ao(à) graduando(a) reconhecer e mitigar o impacto das ideologias opressivas e determinantes sociais na saúde da pessoa/população, promovendo um cuidado de saúde equânime e centrado na pessoa. * **Temporal:** Ao final do 2º período, o(a) graduando(a) deverá demonstrar, em avaliações formativas, a aplicação dos princípios do cuidado isento de vieses em pelo menos 80% dos encontros clínicos simulados, refletindo uma melhoria contínua na promoção da equidade e justiça social no SUS. Essa meta alinha-se com a proposta da disciplina Diversidades, Equidade e Cuidados em Saúde, que busca engajar o(a) estudante na desconstrução das discriminações institucionais e na promoção da equidade social no SUS. O desenvolvimento da consciência crítica sobre o potencial de viés racial implícito nas relações e o compromisso com a desconstrução das matrizes de opressão são elementos cruciais para garantir um SUS livre de discriminações e promotor dos direitos humanos da pessoa negra.
Julgo adequada a resposta. E o que há de “errado”, digamos assim, é ao final apontar a promoção de direitos humanos “apenas” para a pessoa negra, quando a disciplina trata de vários outros grupos populacionais igualmente impactados por ideologias opressivas. Um sinal para mim: equilibrar os conteúdos e as experiências com diversos grupos populacionais!!!
Ainda assim, avalio com base na resposta dada que Iaiá será de grande valia para atualizar e reiterar o que já fazemos, Prof. Dr. Audrey e eu, na disciplina: um plano de aulas dinâmico, com debates (Fórum Permanente em Saúde das Populações Vulneráveis), estudos de caso e até simulações virtuais ou reais (Pacientes Padrozinadxs com o Coletivo Transparente de Teatro). Iaiá será muito útil para garimpar na web vídeos inspiradores, artigos científicos e nos ajudar a organizar tudo num cronograma impecável.
Óbvio que o produto será, na verdade uma proposta de trabalho a ser pactuada, no dia da aula, com os(as) estudantes. Afinal, só com a parceria do(a) estudante é que a disciplina será um sucesso de ensino-aprendizagem-avaliação.
Referências e bibliografia
CRUZ, ICF da Olá, eu sou Iaiá, assistente virtual de Isabel Cruz. NEPAE/UFF. Niterói, 04/02/2025. Disponível em https://nepae.uff.br/?p=4302
CRUZ, ICF da Prompts para Iaiá: bases para uma “conversa” assertiva. NEPAE/UFF. Niterói, 02/02/2025.Disponível em https://nepae.uff.br/?p=4290
Como citar:
CRUZ, ICF da Iaiá e o planejamento da disciplina DECS. NEPAE/UFF. Niterói, 07/02/2025. Disponível em https://nepae.uff.br/?p=4302
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