No curso sobre Violência Obstétrica – a dor que cala, coordenado pela Prof. Dra. Rita Costa, a aula “Doença Estranha” explorou as complexas nuances da dignidade humana comprometida da pessoa gestante durante o parto. Para potencializar o aprendizado e estimular a produção de conteúdo didático pelas alunas, utilizei uma abordagem inovadora: a aplicação de um prompt detalhado em ferramentas de IA Generativa (nossa “GenIA”), a saber:

Crie um mapa conceitual mostrando as relações entre as principais ideias em risco de dignidade humana comprometida, um diagnóstico de enfermagem (NANDA [cód 00174]/CIPE-Portugal [10023803], CIPE-Brasil [10023803 - risco de dignidade prejudicada]). ### Inclua explicações para cada conexão (fatores de risco como ambiente de assistência médica adverso, equipe interprofissional não compassiva e viés de opressão) assim como ideias relacionadas a intervenções de enfermagem (NIC e CIPE) e taxonomias de resultados (NOC e CIPE) neste mapa conceitual.

O prompt, compartilhado no grupo de WhatsApp das alunas, foi cuidadosamente elaborado para direcionar a GenIA na criação de um mapa conceitual abrangente. As instruções solicitavam a interconexão de elementos cruciais, como a dignidade humana e as ameaças à pessoa que levam a diagnósticos de enfermagem (NANDA/CIPE), assim como alguns fatores de risco específicos (ambiente adverso, equipe não compassiva, viés de opressão), intervenções de enfermagem (NIC/CIPE) e taxonomias de resultados (NOC/CIPE).

A riqueza deste prompt proposto por mim reside na sua capacidade de forçar GenIA a estabelecer relações significativas entre diferentes conceitos, contextualizando para as estudantes a complexidade da violência obstétrica. Ao solicitar explicações para cada conexão, o prompt incentivou GenIA a ir além da simples listagem, aprofundando a análise e a compreensão do tema.

O resultado? Um mapa conceitual detalhado (não o desenho, só os tópicos), pronto para ser utilizado como base para a criação de sinopses ou notas de aula pelas alunas. Essa abordagem permitiu, no meu entender, que elas sintetizassem o conteúdo discutido em sala de aula na forma de um jogo didático, “Doença Estranha”, de forma mais eficiente, focando na análise crítica e na aplicação prática dos conhecimentos.

O prompt Mapa Conceitual, a meu ver, demonstrou o potencial da IA generativa como ferramenta didática, capaz de auxiliar na produção de conteúdo relevante e estimular o aprendizado ativo. A combinação do prompt sobre um recuso didático com foco na síntese de uma experiência com a capacidade da IA de processar informações complexas resultou em uma experiência de ensino-aprendizagem-avaliação inovadora e eficaz.

Eu, Isabel Cruz, que planejei e implementei esta atividade, compartilho aqui o que considero o sucesso deste experimento. Avalio que não apenas facilitou a compreensão do tema pelas alunas, mas também abriu portas para novas formas de utilizar a IA na educação permanente em saúde, visando qualificar o encontro clínico no contexto do parto e nascimento.

Referência

Cruz, Isabel Risco de comprometimento da dignidade humana: quando a causa é o sistema de saúde. A solução também. NEPAE/UFF. Niterói, 27/05/2023. Disponível em https://nepae.uff.br/?p=2764

Como citar:

Cruz, ICF da IA Generativa em sala de aula: o prompt como ferramenta didática. NEPAE/UFF. Niterói, 18/03/2025. Disponível em https://nepae.uff.br/?p=4396

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