ODS

4a. meta do milênio: reduzir a mortalidade infantilAmamentar no peito significa proteger a saúde do bebê de doenças como diarréias, distúrbios respiratórios, otites e infecções urinárias (e custo zero [R$ 0,0] para a família). Todavia, para o ato de amamentar ser prazeroso para a mãe desde o início, é necessário que a mulher se prepare desde a gestação, cuidando das mamas.

E depois doe seu leite!

Procure o banco de leite na sua cidade!

Amamentação prazeirosa precisa de mãe informada

Preparo das mamas durante a gestação

Preparo das mamas – a partir do 7o. mês
fissura Estes cuidados ajudarão a preparar as suas mamas para a amamentação.
Sem ilusões: o bebê suga 80 vezes por minuto, mama sempre que deseja (e isto pode ser de 2/2h, até!) e mama por 15 minutos em cada seio. Se você não se preparar, isto não será fácil!
Previna-se preparando a mama 1- Não passe creme ou óleo sobre as aréolas e mamilos. Laveo seio só com água: seios e mamilos devem ser lavados apenas com água, sem o uso de sabonetes ou cremes. Os mamilos têm uma hidratação natural que deve ser mantida durante a gravidez. Por isso, quando são usados sabonetes ou cremes, essa hidratação é removida, aumentando o risco de rachaduras nos mamilos. Existem pequenas glândulas localizadas na aréola que produzem secreção sebácea que protegem a pele para a amamentação.
2- Exponha as mamas ao sol do início da manhã, todos os dias, por 10 a 15 min. Não se preocupe com o formato do seu mamilo (bico). O formato pouco interfere na amamentação, já que o bebê precisa abocanhar a aréola e não o mamilo.
3- Use sempre (inclusive para dormir) um sutiã firme, de qualidade.
Observações importantes:
(a) só amamente se você for HIV negativa (então faça o exame ainda na gestação).
(b) Abandone a prática da mãe de leite (o HIV se transmite pelo leite).
(c) quando estiver amamentando, vá ao banco de leite e doe seu leite!

 Fonte: https://rblh.fiocruz.br/durante-gestacao

Como promover o aleitamento e o cuidado das mamas?

Sobre o cuidado com as mamas durante o aleitamento e doação
Translate »
Skip to content