Boletim NEPAE-NESEN boletimnepaenesen

Como citar
Cruz, ICF da  A visão de mundo de Dona Brasilina Pereira da Fonseca [Editorial] Boletim NEPAE-NESEN (ISSN 1676-4893), 2003, v05, n44, de 04 a 19/08.

 

 

 

 

 

 

Imagem que representa o orixá Xangô, deus da justiça.

Dona Brasilina Pereira da Fonseca é minha avó. Embora tenha falecido no ano de 1990, digo que é minha avó porque entendo que ela só passou deste ilê para o orum, mudando apenas de plano. Além disso, a cada dia sua visão de mundo e seus ensinamentos são minha âncora em um mundo no qual as pessoas ostentam valores muito voláteis. Neste breve editorial, trago para os leitores, extraindo da experiência de quem viveu mais de 80 anos, uma das frases mais lapidares desta mulher simples, porém forte: "A verdade é como azeite, boia sempre em cima d´água…"
Toda vez que minhas pernas tremem e minha consciência vacila diante de um evento, ela sopra sua filosofia de vida nos meus ouvidos. Mas também toda vez que eu vejo a justiça acontecer, ela novamente sopra sua concepção de mundo nos meus ouvidos, reiterando sua orientação para sermos honrados e verdadeiros, não importa quão sedutora seja a tentação ou quão fácil pareça ser o logro.
Ainda que indiciamento não seja por si só uma condenação, ao ver as notícias recentes, lembrei dos companheiros de enfermagem que foram assassinados, assim como do empenho de muitos outros companheiros por justiça. Mais uma vez soaram nos meus ouvidos as palavras de Brasilina e meu coração se encheu de saudade, orgulho e paz!
 

Translate »
Skip to content