Enfermeira(o) Digital
Comunidade Enfermeira(o) Digital, Rede Nacional de Pesquisa

A comunidade Enfermeira(o) Digital, da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), realizou uma série de webinares intitulada Transformação Digital da Saúde, cujo objetivo principal foi preparar enfermeiras(os) para o encontro clínico mediado por emergentes e disruptivas tecnologias de informação e comunicação digitais (TICs), assim como para a gestão, inovação e liderança na Estratégia de Saúde Digital 2020-28, na Rede de Atenção à Saúde.

Nestes webinares, discutimos sobre as tecnologias com maior potencial de disrupção do encontro clínico paciente-enfermeira(o), bem como com potencial de alterações significativas tanto no processo de trabalho quanto no registro clínico do processo de enfermagem. A cada módulo, há um formulário de teste. Se obtiver sucesso, pode solicitar seu certificado por email.


O primeiro webinar da série, Prontuário Eletrônico, com Dr. Rodrigo Gaete , aconteceu em 16 de agosto de 2021, às 17h (horário de Brasília) e tratou sobre a informatização do Processo de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde (APS). Igualmente se discutirá sobre a adoção (ou não) da Classificação Internacional para Práticas de Enfermagem (CIPE) no prontuário eletrônico, entre outras questões de interesse.

Dentre as tecnologias digitais na saúde, o prontuário eletrônico da pessoa (PEP) é, sem sombra de dúvida, aquela que todos(as) os(as) trabalhadores(as) do Sistema Único de Saúde (SUS) terão que lidar no cotidiano da Rede de Atenção à Saúde (RAS).

Assista e se prepare para enfrentar os desafios com a implementação do PEP. A comunidade Enfermeira(o) Digital é sua parceira neste debate sobre soluções e recursos para consolidação do cuidado de enfermagem mediado por TICs.

Gaete, Rodrigo. Prontuário Eletrônico [Entrevista concedida a] Isabel Cruz. Comunidade Enfermeira(o) Digital. Rede Nacional de Pesquisa, 16/08/2021. Disponível em https://youtu.be/eNHmHfXjn7I

Ao concluir o módulo sobre Prontuário Eletrônico do(a) Paciente (PEP), faça esta avaliação e, se obtiver sucesso, obtenha seu certificado: https://forms.gle/K3trJx7gxvMNrDULA . Observe as instruções no cabeçalho do teste.


O segundo webinar da série, Robótica, com a enfermeira Fernanda Dornellas, aconteceu em 23 de agosto de 2021, às 17h (horário de Brasília) e tratou sobre a prática da(o) enfermeira(o) no Programa de Cirurgia Robótica, incluindo desafios e perspectivas.

E a robótica, uma das tecnologias digitais, tem um enorme potencial para transformar a prestação de cuidados de saúde. Novas tecnologias, tal como a robótica,  nos dão a oportunidade de reimaginar como o cuidado da(o enfermeira(o) é prestado à pessoa. Além da reimaginação, a reinvenção do processo de trabalho centrado na pessoa tendo como recurso as TICs é conhecida como “transformação digital”.

Dornellas, Fernanda. Robótica [Entrevista concedida a] Isabel Cruz. Comunidade Enfermeira(o) Digital. Rede Nacional de Pesquisa, 23/08/2021. Disponível em https://youtu.be/wDROOX-ORNM

No terceiro webinar da série, Telessaúde, com a enfermeira Roberta Rúbia, realizado em 30 de agosto de 2021, às 17h (horário de Brasília) tratou-se sobre a prática da(o) enfermeira(o) na telessaúde e telemedicina.

O tema é telessaúde, mas o foco é teleconsulta. A teleconsulta da(o) enfermeira(o) foi regulamentada no Brasil durante a pandemia covid-19 para melhorar o acesso dos(as) clientes aos cuidados (COFEN 634/2020). A teleconsulta por vídeo nos obriga a reimaginar o encontro clínico e o desenrrolar do processo de enfermagem de forma digital. Isto é “transformação digital”.

Lima, Roberta Rubia. Telessaúde [Entrevista concedida a] Isabel Cruz. Comunidade Enfermeira(o) Digital. Rede Nacional de Pesquisa, 30/08/2021. Disponível em https://youtu.be/1dJqqPThneo

No quarto e último webinar da série Enfermagem e Transformação Digital, a enfermeira Maura Cristina dos Santos abordou sobre a prática da(o) enfermeira na Tele-UTI.

Em 2010, a American Association of Critical-Care Nurses convocou um grupo de trabalho para abordar as questões relacionadas ao cuidado de enfermagem fornecidos em tele-UTI.  Em 2021, o Cofen está com uma consulta pública aberta sobre telemonitoramento em geral. Assim, a introdução da tele-UTI no Brasil para o cuidado do(a) paciente de alta complexidade cria curiosidade e ansiedade sobre o impacto do novo modelo de atenção no ambiente de cuidados intensivos.

Santos, Maura Cristina dos. Tele-UTI [Entrevista concedida a] Isabel Cruz. Comunidade Enfermeira(o) Digital. Rede Nacional de Pesquisa, 06/09/2021. Disponível em https://youtu.be/JLWEF9Lh9N0

Considerando que o objetivo deste minicurso foi preparar enfermeiras(os) para o encontro clínico mediado por emergentes e disruptivas tecnologias de informação e comunicação digitais (TICs), assim como para a gestão, inovação e liderança na Estratégia de Saúde Digital 2020-28, na Rede de Atenção à Saúde, podemos concluir que neste mini-curso foi feita uma introdução a algo maior do que as tecnologias aqui discutidas: introdução à transformação digital da saúde e seu potencial impacto no encontro clínico paciente-enfermeira(o), bem como ao processo de trabalho na forma como o conhecemos e aprendemos.

Isto posto, seguimos avançando no aprendizado de novas e necessárias competências clínicas para a implementação da saúde digital centrada na pessoa e sua diversidade.

Pode ser de interesse

Cruz, Isabel. Localizando as Etapas do Processo de Enfermagem no Prontuário Eletrônico da Pessoa (PEP). NEPAE/UFF. Niterói, 16/06/2021. Disponível em http://nepae.uff.br/2021/06/16/localizando-as-etapas-do-processo-de-enfermagem-no-prontuario-eletronico-da-pessoa-pep/

CRUZ, Isabel CF da. Electronic Medical Record (EMR): brief state of the art on training strategies. Journal of Specialized Nursing Care, [S.l.], v. 13, n. 1, apr. 2021. ISSN ISSN 1983-4152. Available at: <http://www.jsncare.uff.br/index.php/jsncare/article/view/3426>. Date accessed: 07 sep. 2021.

CRUZ, Isabel CF da. The Priority 4 at Brazilian Digital Health Strategy 2020-2028: analysis from the nurse’s perspective. Journal of Specialized Nursing Care, [S.l.], v. 12, n. 1, dec. 2020. ISSN ISSN 1983-4152. Available at: <http://www.jsncare.uff.br/index.php/jsncare/article/view/3387>. Date accessed: 07 sep. 2021.

Cruz, Isabel. Subsídios ao COFEN quanto à consulta pública sobre Telenfermagem. NEPAE/UFF. Niterói, 05/09/2021. Disponível em http://nepae.uff.br/2021/09/05/subsidios-ao-cofen-quanto-a-consulta-publica-sobre-telenfermagem/

Translate »
Skip to content