O desafio está posto: como desenvolver competências profissionais que propiciem a formação da equipe profissional como foco na pessoa, família e população para um Sistema Único de Saúde (SUS) melhor?

Todavia, ao longo da graduação, são escassas ou nulas as oportunidades para que dois ou mais estudantes de diferentes cursos da área da saúde aprendam em equipe, visando a colaboração com foco no processo de cuidar das pessoas, famílias e populações.

A Profa. Dra. Mônica de Rezende (disciplina Trabalho de Campo Supervisionado/Medicina) e eu, Isabel Cruz (disciplina Diversidades, Equidade e Cuidados de Saúde/Enfermagem), estabelecemos uma parceria desde 20XX pela qual algumas experiências de ensino-aprendizagem-avaliação foram desenvolvidas de forma conjunta como, por exemplo, o Fórum Permanente em Saúde das Populações Vulneráveis – População dos Campos, Florestas e Águas. Neste evento, os(as) estudantes de ambas as disciplinas visitaram uma comunidade caiçara em Niterói (out/2018). Em 2019, vimos a necessidade de avançar para o desenvolvimento de uma experiência voltada para a educação interprofissional com mais colegas e mais cursos participando. A equipe docente era composta por Renata Frauches e Ana Beatriz (Nutrição), Andreia Neiva (ISC/Odontologia), Antonio Silva (Medicina) , Audrey Vidal (Enfermagem), Celia Sequeiros (Medicina) , Juliana Marin (Medicina) , Manoel Martins (Medicina) , Michelle Bandeira (Odontologia), Paula Latgé (Medicina), Sonia Leitão (ISC/Medicina) e Camila Maranha (Nutrição). Em 07/11/2019, realizamos a primeira Oficina Interprofissional de Saúde, com 150 estudantes, em uma única tarde, formando 17 equipes com foco na pessoa (estudo de caso).

Debriefing com os grupos 5 a 8. Profa. Dra. Paula Latgé e eu, nov/2019

Com a pandemia em 2020, a Oficina Interprofissional de Saúde de forma presencial deixou de acontecer, mas foi realizada uma atividade interprofissional, com 152 estudantes, de forma remota: Clínica Interprofissional dos Direitos Humanos – praticando colaborativamente pelos direitos do(a) paciente. Com a vacinação e a segurança restabelecida, o desafio agora é não só oferecer a Oficina como também institucionalizar a educação interprofissional nas graduações da área da saúde.

Mãos à obra!

Bibliografia de interesse

Barr, H., & Low, W. (2013). Introducing interprofessional education Center for the advancement of interprofessional education (CAIPE), England.

Organização Mundial de Saúde. Marco para ação em educação interprofissional e prática colaborativa WHO, 2010.

Cruz, Isabel. Oficina Interprofissional de Saúde: construindo uma experiência de prática. NEPAE/UFF. Niterói, 07/05/2023. Disponível em https://nepae.uff.br/?p=2630