“um toque no tambor e outro na consciência”

O projeto de extensão Vinculação Cultural tem por objetivo prestar cuidados de enfermagem para adolescentes em situação de risco social, vivenciando Baixa Auto-Estima Crônica devido às ideologias discriminatórias (raciais e de gênero).

“um toque no tambor e outro na consciência” – desenho Aliedo/JB.

De julho a dezembro/1999, 40 adolescentes negros em sua maioria receberam capacitação profissional em música e arte e assistência de enfermagem com base em terapias de intervenção em crise e vinculação cultural, isto é, resgate e valorização da cultura negra ancestral e contemporânea como âncora na formação de uma identidade étnica.

As atividades foram desenvolvidas por docentes da EE-UFF, por uma bolsista de extensão, pelos músicos e artistas do Grupo Cultural Naja – Paulinho Ganaê (organização capacitadora), com o apoio do Programa Comunidade Solidária. Tudo com muito axé.

Fonte: BNN, v 1, n1, 1999

Este projeto gerou esta produção:

Promoção da saúde para o adolescente pela Escola de Arte e Música popular afrobrasileira- a estratégia de Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa/UFF, Cadernos do Projeto Acolher, 2001.

Escola de arte e música popular afrobrasileira – uma estratégia para a promoção da saúde , Rev. Enferm. UERJ ; 9(3): 277-283, set.-dez. 2001.