A partir do plano geral esboçado no post sobre Encontro Clínico Enfermeira(o)-Paciente com Covid 19, esta postagem explora uma intervenção de enfermagem com foco na pessoa/família com covid-19 (independente do ambiente de tratamento)
Prover (Proporcionar, Fornecer) Apoio Espiritual pode ser entendida como uma intervenção da(o) enfermeira(o) no sentido de garantir à pessoa as condições para suas práticas religiosas ou espirituais uma vez que as mesmas têm potencial de proporcionar a seus praticantes melhoria na saúde física e mental.
Diagnóstico
10038424 – Risco de Condição Psicossocial (e Espiritual), Prejudicada
Resultado
10033766 – Conhecimento sobre Resposta Psicossocial à doença ou tratamento
Procedimentos
- Apresente-se à pessoa e informe sua função (se for a primeira vez) ou relembre seu nome e função (novo plantão). Trate-a pela forma que deseja ser chamada.
- Use a escuta ativa e faça perguntas abertas, observando as técnicas de comunicação assertiva.
- Desenvolva uma relação pessoa-pessoa, isto é, honesta, confiável e aberta com o(a) paciente.
- Forneça apoio ao(à) paciente e à família (conforme apropriado). Videochamada, por ex.
- Proporcione um ambiente calmo e pacífico.
- Por meio do diálogo terapêutico, ajude o(a) paciente na identificação e priorização de suas necessidades atuais e imediatas.
- Por meio da técnica de teach-back, ensine, se for de interesse, atividades de meditação ou relaxamento muscular progressivo (entre muitas outras técnicas)
- Expresse sua compreensão e aceitação da importância das crenças, práticas religiosas e espirituais do(a) paciente e da família (conforme apropriado).
- Colabore com a liderança religiosa da instituição de saúde, assistente social e psicólogo(a), conforme necessário, na prestação do cuidado espiritual
Documentação
Importante registrar em prontuário as necessidades espirituais do(a) paciente, bem como sua resposta ao cuidado religioso, observando o quanto o(a) paciente é capaz de identificar e atender suas próprias necessidades psicossociais. Observar também se o(a) paciente expressa sentimentos reduzidos de culpa e medo quanto à doença e seu tratamento.
Fonte
http://nursinginterventionsrationales.blogspot.com/2013/07/spiritual-distress.html
Borges Elizabete Maria das Neves, Ferreira Teresa de Jesus Rodrigues. Relaxamento: Estratégia de intervenção no stress. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental [Internet]. 2013 Dez [citado 2020 Maio 04] ; ( 10 ): 37-42. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602013000200006&lng=pt.
http://newpsi.bvs-psi.org.br/ebooks2010/pt/Acervo_files/ViagemRelaxamento.pdf