Muito se diz que a inteligência artificial (IA) está revolucionando a saúde. OK! Mas, como a IA generativa (GenIA) nos dispositivos móveis, acessível a um toque, pode beneficiar o encontro clínico em qualquer ponto da Rede de Atenção à Saúde (RAS)? Salvo melhor juízo, entendo que seja dominando a engenharia de prompts. Essa habilidade permite interações mais eficientes com ferramentas com os inúmeros modelos de GenIA (Gemini, Meta AI, ChatGPT, Claude, etc) melhorando a documentação clínica, a educação terapêutica do(a) paciente (sem superar a simplicidade do Teach-Back) e a tomada de decisões, inclusive na redação de posts como este. Mas como os enfermeiros podem usar essa tecnologia de forma prática?
O Que É Engenharia de Prompts?
Engenharia de prompts é a técnica de criar comandos ou instruções explícitos e estruturados para obter respostas mais precisas e úteis da GenIA. Para enfermeiras(os), isso significa:
- Melhor comunicação com pacientes (ex.: gerar instruções de plano alta em linguagem simples)
- Documentação mais rápida (ex.: resumir históricos clínicos)
- Pesquisa ágil (ex.: encontrar diretrizes de cuidados de saúde baseadas em evidências científicas)
Aplicações Práticas da Engenharia de Prompts
Documentação Clínica
- Use IA para redigir anotações SOAP ou resumos de atendimento.
- Exemplo de prompt (Spencer, 2023) adaptado por mim: ” Atue como uma profissional de saúde especialista em diversidade, equidade e inclusão. ###Transforme as seguintes anotações [“incluir aqui seus registros”] em nota SOAP isenta de vieses opressivos, identificando todas as preocupações apresentadas. //A nota SOAP deve ser concisa e utilizar o formato de tópicos. ###Inclua os códigos X e Y (taxonomias como CID-10, CIAP2, CIPE, etc) entre parênteses ao lado do diagnóstico e dos serviços. Gere uma seção Subjetiva detalhada, com todos os diagnósticos separados. Inclua planos com base em evidência para cada avaliação. Inclua todas as informações relevantes discutidas na transcrição”.
Educação Terapêutica do(a) Paciente
- Crie explicações simplificadas sobre doenças e tratamentos, personalizando inclusive, o cuidado de saúde conforme o perfil do(a) paciente. Exemplo de prompt: Atue como uma profissional de saúde especialista em diversidade, equidade e inclusão. ###Em linguagem simples, para pessoas leigas, crie, com no máximo 200 palavras, um plano de dieta, com base em evidência, para uma pessoa com diabetes que é praticante do candomblé e tem restrições alimentares religiosas (quizilas).”
- Gere materiais fáceis de entender, como perguntas frequentes ou folders informativos sobre procedimentos ou medicamentos.
- Exemplo de prompt: “Atue como uma profissional de saúde especialista em diversidade, equidade e inclusão. ###Em linguagem simples, para pessoas leigas, crie um guia passo a passo, com base em protocolos científicos e atuais, tendo no máximo 200 palavras, para gerenciar uma condição como pré-eclâmpsia para uma gestante jovem negra.”
Automação de Tarefas Repetitivas
- Agilize agendas, lembretes de medicamentos ou checklists.
- Planeje escalas de trabalho, decidindo de forma otimizada quais funcionários(as) devem ser designados(as) para quais turnos (automated rostering) e, preferencialmente, com base no que determinam os Conselhos profissionais em termos de quantidade e competências clínicas conforme a complexidade do(a) paciente.
- Exemplo de prompt: “Atue como uma profissional de saúde especialista em diversidade, equidade e inclusão. ###Em linguagem simples, monte um passo a passo, com base em evidência científica, para os cuidados pós-cirúrgicos de uma cesariana, considerando diferentes perfis de pessoas: mulheres ciganas, indígenas, asiáticas, homens trans, entre outros.“
Como Começar a Usar Engenharia de Prompts
- Seja específico(a) – Quanto mais explícito o comando, melhor a resposta da GenIA.
- Ajuste e refine – Melhore os resultados modificando o prompt ou instrução.
- Use formatação organizada – solicitar respostas curtas na forma de listas e tópicos facilita a leitura.
A GenIA Como Aliada da Equipe Interprofissional de Saúde
Se a IA substituirá ou não profissionais de saúde, só o tempo e a competência clínica do(a) profissional, bem como a “entrega” da profissão irão dizer. Neste momento, pode-se afirmar que o aprendizado básico sobre a engenharia de prompts garante uma habilidade que amplifica o trabalho do(a) profissional de saúde no ponto do cuidado, com as devidas ressalvas (sigilo, ética, regulamentação, precisão, confiabilidade, etc). Dominar essa habilidade pode mais adiante economizar tempo, reduzir estresse e, sem dúvida, melhorar a qualidade do cuidado desde que se observe o controle dos próprios vieses implícitos, por ex.
Isto posto, se ainda não testou a GenIA que reside no seu celular, por ex, experimente hoje mesmo! Comece testando os prompts apresentados nestes artigo. Depois, se for de seu interesse, acompanhe nossos posts sobre GenIA: Encontro Clínico que funciona como um mini-curso em engenharia de prompt. E melhor trabalho em saúde!!!
Referências
SPENCER, Joshua. SOAP-Notes-from-Clinical-Notes.MD. 2023. Disponível em: https://github.com/FortaTech/prompts-for-health/blob/main/SOAP-Notes-from-Clinical-Notes.MD. Acesso em: 13 abr. 2025.
LEVIN, Cait. AI Prompt Engineering:: how to instruct ai models to avoid ai bias and get the results you want. How to Instruct AI Models to Avoid AI Bias and Get The Results You Want. 2024. Disponível em: https://www.glideapps.com/blog/ai-prompt-engineering. Acesso em: 13 abr. 2025.
Cruz, ICF da GenIA: Encontro Clínico – Preparando para a Era da IA Generativa na Saúde sem Vieses. NEPAE/UFF. Niterói, 08/04/2025. Disponível em https://nepae.uff.br/?p=4437
Como citar:
Cruz, ICF da Introdução à Engenharia de Prompts: como a “GenIA” pode colaborar com o cuidado de saúde. NEPAE/UFF. Niterói, 13/04/2025. Disponível em https://nepae.uff.br/?p=4454