O cenário da saúde digital está em constante evolução, e a Inteligência Artificial (IA) Generativa surge como uma ferramenta com potencial transformador. Nesse contexto, com a colaboração de Iaiá, minha assistente virtual, apresento o curso online que criei para a disciplina de graduação Diversidades, Equidade e Cuidados de Saúde: GenIA: Encontro Clínico. Este curso online tem como principal objetivo capacitar os participantes para a realização de encontros clínicos sem vieses opressivos mediados pela “GenIA”, munindo-os com o conhecimento, as habilidades e a atitude necessários para integrar o raciocínio clínico orientado por IA Generativa (GenIA) em sua prática.

O diferencial do curso GenIA: Encontro Clínico reside em seu foco na implementação do raciocínio clínico guiado por instruções (input) para IA Generativa de forma isenta de vieses opressivos, formando o que se denomina um(a) “citizen developer”. Isso significa que o curso oferece atividades para preparar os(as) participantes não apenas para utilizar a IA, mas para fazê-lo de maneira ética e equânime, compreendendo e mitigando os potenciais vieses presentes nos dados e algoritmos, bem como e, principalmente, nas respostas (output). A formação aborda a importância de uma abordagem centrada no ser humano ao utilizar a IA, garantindo que a tecnologia complemente e não substitua o julgamento clínico, igualmente a empatia.

GenIA e o Encontro Clínico
GenIA e o Encontro Clínico

Ao promover o desenvolvimento de “citizen developers”, o curso GenIA: Encontro Clínico contribui para uma adoção mais responsável e eficaz da IA Generativa na saúde, com o desenvolvimento dos seguintes tópicos:

💡Entender IA e identificar Vieses

💡Sintetizar conceitos chave

💡Usar GenIA em cenários diversos

💡Justificar decisão com GenIA

💡Gerir o Cuidado Baseado em Dados

🛠GenIA: Laboratório de Prática

Isto posto, julgo que a partir deste curso introdutório, os(as) participantes capacitados(as), ou sensibilizados(as) para o tema, estarão melhor preparados para (1) fazer a instrução de “GenIA” com foco no encontro clínico, (2) analisar criticamente as informações geradas por GenIA, (3) integrar diversas fontes de dados no plano de cuidados e, principalmente, (4) garantir que a utilização dessas ferramentas avance em direção a uma assistência mais justa e equitativa para todos(as) os(as) pacientes.

Em síntese, a familiaridade com as forças e limitações da IA Generativa é crucial para evitar o uso indevido e a propagação de informações incorretas ou enviesadas.

Referências

CRUZ, ICF da Olá, eu sou Iaiá, assistente virtual de Isabel Cruz. NEPAE/UFF. Niterói, 04/02/2025. Disponível em https://nepae.uff.br/?p=4302

Como citar:

Cruz, ICF da GenIA: Encontro Clínico – Preparando para a Era da IA Generativa na Saúde sem Vieses. NEPAE/UFF. Niterói, 08/04/2025. Disponível em https://nepae.uff.br/?p=4437

Translate »
Skip to content