A partir do plano geral esboçado no post sobre Encontro Clínico Enfermeira(o)-Paciente com Covid 19, esta postagem explora uma intervenção de enfermagem como foco na pessoa/família com covid-19 (independente do ambiente de tratamento
Monitorar sinais vitais é definido como coleta e análise de dados cardiovasculares, respiratórios e de temperatura corporal para determinar e prevenir complicações.
Um recurso para análise
Alguns materiais necessários para a coleta de dados
OBS: Verifique periodicamente a precisão dos instrumentos utilizados para a coleta de dados do(a) paciente
Documentação em domicílio
Para o registro diário (ou horário, dependendo da gravidade) dos sinais vitais, bem como para comunicação objetiva com a equipe de saúde: diário da covid-19
Identifique as possíveis causas de alterações nos sinais vitais
Procedimentos
ATENÇÃO: Cabe observar que a realização de qualquer procedimento, antes, por vezes durante e depois, exige as medidas de higiene (lavar as mãos, por ex) e o uso do equipamento de proteção individual apropriado.
Quanto ao monitoramento, é importante observar, intervir e registrar:
sobre tendências e grandes flutuações na pressão arterial
o valor da pressão arterial e outras medidas após o(a) paciente tomar medicamentos ou realizar uma terapia respiratória, se possível (ou mesmo antes)
uma curva térmica para avaliar o processo da doença e a resposta à medicação anti-térmica
sobre a presença e qualidade dos pulsos arteriais periféricos, bem como do pulso apical
a qualidade da respiração (frequência, profundidade, ritmo, etc)
os sons respiratórios pela ausculta.
as características da pele e extremidades quanto à temperatura, coloração, turgor e umidade.
sobre a presença de cianose central e periférica, bem como sobre a saturação de O2 (se há oxímetro)
Fonte de interesse: http://fnm.tums.ac.ir/userfiles/education/ClinicalAffairs/LessonPlan/95.96%201/Nursing%20intervention%20Classification.pdf
Como citar
CRUZ, ICF da 10032113: Monitorar Sinais Vitais na covid-19. NEPAE/UFF. Niterói, 30/04/2020. Disponível em https://nepae.uff.br/?p=902