IDEAS para o próximo nível

Consultoria em Inclusão, Diversidade, Equidade e Ação em Saúde & Cultural Institucional
ConsultoriaSobre Isabel Cruz

Vamos conversar?

+55 (21)999589948 (zap)
isabelcruz@id.uff.br

Precisa de suporte extra para implementar inclusão e equidade, bem como ampliar a diversidade na sua instituição? Ou precisa de novas "IDEAS" para melhorar a cultura institucional? Posso ajudar sua instituição alcançar as metas de excelência.

Consultoria e Assessoria para Instituições & Controle Social

Câmara e SMS-RJ e e consultoria em Equidade Racial em Saúde

Consultoria e Advocacy (Defensoria)

Foco no(s) Sistema(s)

Além da consultoria, a atuação em advocacy pela mudança nas organizações, políticas, leis e estruturas de poder autocrático. Complementar à atenção à pessoa, é necessário focalizar os processos nos sistemas que impactam o alcance das metas de excelência institucional. A mudança de sistemas geralmente afeta positivamente a saúde e o bem estar de todos os atores envolvidos de maneira mais eficaz e duradoura do que exigir mudanças de todas pessoas de uma comunidade.

Palestras Transformadoras

Palestras, Cursos e Workshops

Aprendizagem experiencial

IDEAS é a base para palestras, cursos e capacitações, tendo como base o processo ensino-aprendizagem-avaliação experiencial, visando a qualificação do acesso à saúde, o bem-estar e  uma cultura institucional isenta de vieses opressivos ou assédios.

equipe interprofissional de saúde

Interprofissionalismo

Pessoa, Família e População: foco da equipe interprofissional

Trabalhar colabora e compassivamente em equipe interprofissional, com base em evidência, com uso ético das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs), visando o cuidado centrado na pessoa/população socialmente vulnerável. 

Cartum de Aliedo Kammar publicado no Jornal do Brasil (ilustra o mote da EAMPAB: um toque no tambor e outro na consciência)

Assessoria Cultural

Escola de Arte e Música Popular Afro-Brasileira (EAMPAB)

O desenho do cartunista Aliedo Kammar (1964-2022), publicado no Jornal do Brasil, ilustra o mote da EAMPAB: um toque no tambor e outro na consciência.  

Paulinho Ganaê

Paulinho Ganaê

Coordenação Técnica e Artística

Cantor, compositor, músico, instrutor de música. Uma das grandes revelações da festa reafricanizada brasileira. Depois de cantar e agitar multidões, em Salvador-BA, no Melô do Banzo, no Ilê Aiyê e na Rumbaiana com hits afro e latinos, Paulinho Ganaê compartilha sua experiência, tendo ajudado a juventude caiçara de Itaipu, Niterói-RJ, a criar a banda percussiva “Peixe com Banana”, entre outras vivências.  CV Paulinho Ganaê

 

Faço Consultoria & Advocacy

 Hoje (19/03/2024, 18h), teremos a honra de homenagear o Comitê Técnico de Saúde da População Negra. Ao lado do Comitê, aprovamos a Lei n° 7.749/2022 que institui o Programa Municipal de Saúde Integral para a População Negra. Por isso, é uma honra reconhecer e visibilizar pessoas negras que estão na linha de frente do combate ao racismo na saúde do Rio.
Thaís Ferreira

Vereadora, Câmara Municipal do Rio de Janeiro

Isabel realizou uma palestra dialogada que foi dirigida a agentes comunitários de saúde e jovens aprendizes. O objetivo do evento foi de desconstruir o racismo nas instituições de saúde e promover o acesso das pessoas negras com justiça social ao Sistema Único de Saúde (SUS). Isabel ressaltou que, muitas vezes, trabalhadores e gestores não estão atentos à discriminação. “Os trabalhadores e os gestores, muitas vezes, não estão atentos à discriminação que não é explícita, mas a pessoa negra percebe essa discriminação e se afastam do Sistema. E esse afastar causa um dano maior, pois prejudica o seu tratamento. As pessoas, muitas vezes, temem acessar o serviço e serem mal tratadas”, destacou. Isabel ainda elogiou o trabalho realizado pelo GHC. “Estou muito honrada de estar no Grupo Hospitalar Conceição. Estou tendo a oportunidade de conhecer uma das instituições de alta complexidade, pioneira na implementação da política nacional de saúde integral da população negra”. Além disso, ela ressaltou que são raras as instituições de saúde que possuem um setor de Participação Cidadã.
Guilherme Bernst

Jornalista, Grupo Hospitalar Conceição

Consultoria, Advocacy & Mais…

1

bimestre

Atividades

21/01 – Combate à Intolerância Religiosa

02/02 – Dia de Iemanjá

 

2

bimestre

Atividades

08/03 – Dia Internacional da Mulher

07/04 – Dia de Luta pela Saúde

3

bimetre

Atividades

28/05 – Dia nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna

06/06 – Dia Mundial das Pessoas Transplantadas

21/06/2024 – Audiência Pública do PMSIPN

4

bimestre

Atividades

25/07 – Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

01/08 – Dia Mundial da Amamentação

5

bimestre

Atividades

26/09 – Dia Mundial de Prevenção da Gravidez (Estupro) na Adolescência

01/10 – Dia Internacional da Pessoa Idosa

6

bimestre

Atividades

20/11 – Dia Nacional da Consciência Negra – Zumbi dos Palmares

04/12 – Dia de Oiá

Perguntas Frequentes

O que é IDEAS?

Inclusão, Diversidade, Equidade e Ação em Saúde, bem como Assessoria em Cultura (institucional/arte negra)

Como eu sei que esta consultoria é adequada para minha instituição ou evento?

A consultoria é adequada se você considera difícil implementar as políticas de equidade do SUS ou em outra instituição.

A assessoria cultural é adequada se você quer em seu evento arte musical na linha afro-pop-reggae.

 

Você só trabalha para instituições do Sistema Único de Saúde?

Principalmente, mas não só. E caso eu não possa lhe ajudar diretamente, sempre posso indicar profissionais que tenham expertise na área

Você oferece consultoria ou assessoria de forma contínua?

Para responder com precisão é necessário um diagnóstico prévio da situação. Podemos conversar a respeito.

Qual o valor do investimento?

Sou funcionária pública com dedicação exclusiva. Conforme a negociação, a consultoria pode ser “pro bono”. Quanto à assessoria cultural, o investimento é direto para os(as) artistas que efetivamente realizam as performances.

Audiência Pública – enfrentamento do racismo institucional no SUS

Uma vez que o Programa Municipal de Saúde Integral da População Negra – PMSIPN – é lei, no caso de descumprimento, cabe denúncia ao parlamento municipal que, neste caso, por meio da Comissão Permanente de Combate ao Racismo, composta pelas vereadoras Mônica Cunha, Thaís Ferreira, e pelo vereador Edson Santos, convocou esta Audiência Pública, em conformidade com seu propósito de instituir na cidade o enfrentamento do racismo, em especial o racismo institucional.

Assessoria Cultural

As ações culturais são dirigidas para a promoção do "self", impactado pela discriminação e exclusão, visando a construção da cidadania plena.ESCOLA DE ARTE E MÚSICA POPULAR AFROBRASILEIRA – UMA ESTRATÉGIA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE  Coordenação...

Jogo do Quesito Cor: A Entrevista Clínica

Como desenvolver na equipe de saúde competência clínica estrutural para abordar as iniquidades, decorrentes das ideologias opressivas, nos resultados terapêuticos entre diferentes grupos populacionais? Um exemplo de experiência que apresento neste texto é o jogo do quesito cor

Religiosidade de matriz africana: um jogo didático

Os objetivos lúdicos do jogo são: Informar aos jogadores e às jogadoras, de forma interativa, tópicos sobre as religiões de matriz africana ou afro-brasileiras, visando a desconstrução de preconceitos e discriminações decorrentes da desinformação e do racismo religioso. Para jogadores e jogadoras da área da saúde, em especial enfermeiras e enfermeiros, este jogo didático tem como objetivo desenvolver competências para o diagnóstico e tratamento da angústia espiritual (4.1.1 – Taxonomia I – NANDA)

Prática Interprofissional em Saúde Digital

Equipe interprofissional de saúde no cuidado de pessoas/populações com base nas tecnologias digitais de informação e comunicação

Pacientes Padronizadxs: estratégia de ensino-aprendizagem-avaliação para desenvolver competência estrutural em saúde

O role playing com pacientes padronizadxs (PP) é um recurso experiencial de ensino-aprendizagem-avaliação. Contudo, é desafiador propor experiências que desenvolvam competência estrutural em situações semelhantes com a realidade, especialmente quando não se dispõe de atores/atrizes preparados(as) tanto para a área de saúde quanto para áreas afins.

“BRAZIL” e suas lentes: para não ver sua gente

Estudo de caso sobre defensoria em saúde das populações e desenvolvimento de competência estrutural por equidade e inclusão.

Misogynoir: uma introdução ao tema

Esta lição baseia-se e fatos reais e é um ato de solidariedade e desagravo à Dra. Valéria Santos. O objetivo de aprendizagem é um pouco mais do que entender o que é misogynoir. É indispensável aprender também a atuar como testemunha ética (bystander) de modo a interromper a escalada da violência.

Imagens de Controle em um relance

Segundo Patricia Hill Collins, feminista negra porque entender o conteúdo de uma imagem de controle e a forma como ela opera ajuda a desconstruir um importante artificio da dominação racista e sexista e, ao mesmo tempo, a resistência a essas imagens é fundamental tanto para a autodeterminação de mulheres negras como para o encontro clínico terapêutico profissional-paciente.

Contatos

Tel/Zap

55(21)999589948

Email

isabelcruz@id.uff.br

CV Lattes

http://lattes.cnpq.br/0996181611327545

Translate »
Skip to content