No Pacto Nacional de Redução da Mortalidade Materna e Neonatal, em especial no documento sobre a atenção às mulheres negras (Brasil, 2005) há uma recomendação expressa para que os gestores desenvolvam ações e atividades considerando o sistema local de saúde e os recursos disponíveis, incluídas aí as parcerias com a sociedade civil.

Mas, que ações ou intervenções em saúde das populações têm o potencial de redução da mortalidade da mulher e da criança no período perinatal, bem como de garantir a justiça reprodutiva vista como parte dos direitos humanos?

Da Roda de Intervenções, destaco o ensino em saúde que envolve o compartilhamento de informações e experiências por meio de atividades educacionais destinadas a melhorar o conhecimento, as atitudes, os comportamentos e as habilidades em saúde da pessoa, família e sou comunidade (Minnesota Department of Health, 2019)

Neste sentido, a Roda de Conversas com Gestantes, Puérperas e Familiares (Cruz, Silva e Costa, 2022) acontece mensalmente na sede do Movimento de Mulheres, em São Gonçalo/RJ, sendo organizado e acompanhado por enfermeiras voluntária, há mais de 4 anos. Por conta de consolidação da estratégia de cuidar com foco na mulher e sua diversidade, a atividade tem também acontecido em outros espaços, tal como a cidade de Niterói, com outras instituições parceiras como, por exemplo, a Escola da Família e o Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra/UFF.

Roda de Conversa com Gestantes da Escola da Família coordenada pela assistente social Cláudia Márcia

Como parte da intervenção ensino em saúde, apresentei o curso online Preparo para o Parto e Aleitamento como um recurso complementar à caderneta da gestante. O curso aborda os seguintes tópicos:

Mensagem chave: a roda de conversa com gestantes, puérperas e familiares é uma intervenção de ensino em saúde com potencial de prevenir a morbimortalidade perinatal de mulheres e crianças negras e demais populações socialmente vulneráveis. Uma estratégia para qualificação do pré-natal igualmente.

Para maior alcance, espero que esta estratégia possa ser oferecida pela Atenção Básica ou instituições da sociedade civil em horários e dias da semana que favoreçam mulheres e familiares que trabalham formal ou informalmente, tendo inclusive no ambiente um espaço “kids” para irmãos e irmãs da futura criança, entre outras funcionalidades.

Brasil. Ministério da Saúde. Perspectiva da eqüidade no pacto nacional pela redução da mortalidade materna e neonatal: atenção à saúde das mulheres negras / [Maria Auxiliadôra da Silva Benevides, Cruz, ICF da et al.]. Brasília, 2005. Disponível em https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/perspectiva_equidade_pacto_nacional.pdf

Minnesota Department of Health. (2019). Public health interventions: Applications for public health nursing practice (2nd ed.).

Cruz, ICF da; Silva, L; Costa, R Boas Práticas em Saúde e Desafios quanto à População Negra. Live promovida pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), outubro, 2022. Disponível em https://docs.google.com/presentation/d/1rwD5mj_nsmFYcKvNDx9gAi3eWQdkM6EfD2vayaTAp_g/edit?usp=sharing

Cruz, ICF da Roda de Conversa com Gestantes e Roda de Intervenções em Saúde. NEPAE/UFF. Niterói, 24/06/2023. Disponível em https://nepae.uff.br/?p=3060